Saber trabalhar em equipe é uma característica muito valorizada pelas
empresas, mas para formar um time não basta que um grupo de funcionários se
reúna em uma mesma sala ou sejam do mesmo setor. É preciso sintonia, união e
muito mais do que a proximidade física para que o espírito de equipe esteja
presente. "Não é preciso nem estar perto para trabalhar em equipe. Funcionários
de diferentes departamentos da organização podem formar uma boa equipe, por
exemplo", destaca o gestor de carreira Sidney Alves, da empresa de recursos
humanos RH Capital.
Para identificar se os colaboradores estão trabalhando realmente em equipe é
preciso analisar alguns fatores como o clima organizacional, qual o nível de
estresse dos funcionários, o respeito entre os pares e a liberdade para
apresentar ideias. "O clima organizacional deve ser tranquilo, sem a necessidade
de monitoramento constante por gestores ou líderes. Mesmo com o estresse do dia
a dia, o cotidiano da empresa também deve ter sua tensão amenizada pela atuação
em conjunto, pois neste caso os obstáculos devem ser superados juntos e os
problemas compartilhados entre si", observa.
Alves destaca que uma boa equipe não faz diferenciações em relação ao sexo,
idade, raça ou outras características dos membros. O que importa em um time é o
talento do profissional e o que ele pode agregar a empresa e aos colegas de
trabalho. "Cada um também pode expressar a sua personalidade sem ser mal
interpretado. Limites existem e cada pessoa deve saber até onde pode ir. Essa
liberdade também favorece a criatividade, novas ideias e sugestões. Os
profissionais perdem o receio de mostrar suas contribuições", esclarece.
A liberdade entre os colegas permite ainda aos profissionais conversarem
sobre o seu próprio desempenho ou sobre a produtividade do grupo. O feedback é
fundamental para que os colaboradores saibam quais são os acertos e os erros.
"Saber como anda a sua atuação na companhia contribui para o crescimento
profissional e o desenvolvimento de maneira mais planejada. Além disso é
importante para que o indivíduo tenha em mente se está ou não atendendo as
expectativas da empresa, é como se fosse uma chance para colocar o ritmo nos
trilhos novamente", enfatiza.
Outro fator de destaque para os times que possuem bons resultados é que os
gestores não precisam impor valores, crenças ou princípios, ele conquista com o
passar do tempo o respeito e a confiança dos colaboradores. "O espírito de
equipe deve estar sempre presente, principalmente nos momentos de dificuldade.
Todos devem ser solidários e ajudar uns aos outros com a troca de informações e
sugestões para resolver o problema. Compartilhar experiências e conhecimentos é
um ponto fundamental no que diz respeito a uma boa equipe", finaliza.