Com o crescimento vertiginoso do comércio eletrônico (no Brasil, faturou um
total de R$ 14,8 bilhões em 2010, o que representa um crescimento de 40% em
relação aos R$ 10,6 bilhões registrados no ano anterior), investir na web tem se
tornado uma estratégia cada vez mais promissora. Para quem está em vias de se
lançar no comércio, fica a dúvida: será que não é mais vantajoso apostar na loja
virtual?
Pela experiência no comércio eletrônico, Robson Tavarone, sócio e diretor
comercial do site de Compras Coletivas Ótima Oferta e da Agência Vibe, vale à
pena apostar no ambiente virtual. "O universo digital oferece uma série de
possibilidades com as quais o varejo tradicional não pode competir", justifica
Tavarone. Para confirmar, o empresário cita algumas das principais vantagens em
se investir na internet:
- Evolução: O mercado está cada vez mais amadurecido, graças à facilidade de
acesso ao computador e à banda larga.
- Novas modalidades: As compras coletivas e os clubes de compras se tornaram
os protagonistas do comércio eletrônico, impulsionando e incrementando o
mercado.
- Mobile Commerce: Segundo a BitWizards, as compras feitas pelos dispositivos
móveis - celulares, smartphones e tablets - devem gerar uma receita de US$ 1,4
trilhão em 2015 em todo o mundo, o que representará um crescimento de cerca de
cem vezes na comparação com os US$ 210 bilhões registrados em 2009.
- Social Commerce: O conceito que transformou as redes sociais em plataformas
de vendas possibilita comprar através da Fan Page do Facebook, receber links com
ofertas pelo Twitter, entre outras ações.
- Comodidade: Realizar compras on-line significa, hoje, lançar mão de novos
hábitos de consumo, como escolha de produtos e efetivação de compra sem a
necessidade de deslocamento, maior facilidade e rapidez na pesquisa de preço.
- Custo baixo: O custo de gerenciamento e manutenção da loja virtual é menor,
se comparado à loja física.
- Maior público: A internet permite atingir e atender a um grupo de clientes
amplo e geograficamente disperso.
- Rápida mensuração: A internet possibilita coletar dados demográficos e de
comportamento de compras de maneira rápida para responder às mudanças de hábitos
e preferências dos consumidores.
- Melhorias em tempo real: Por conta da grande disseminação na web de
informações do consumidor sobre suas experiências de compra, é possível efetuar
melhorias com mais agilidade e assertividade nos processos de atendimento e
venda on-line.
- Aprimoramento profissional: Cada vez mais, o empreendedor on-line tem à
disposição cursos de capacitação no comércio eletrônico, a exemplo do Sebrae,
que criou o Bolsa de Negócios, projeto que orienta a geração de novos negócios
pela internet.
- Logística otimizada: As lojas virtuais têm investido fortemente na
estratégia de distribuição e entrega dos produtos, proporcionando credibilidade
ao processo logístico.
- Confiança: O consumidor está mais confiante e seguro em comprar pela
internet, graças a tecnologias que preservam seus dados.