A dinâmica de grupo é a maneira mais eficaz de avaliar comportamentos e
atitudes do candidato frente a circunstâncias às quais se está sujeito no
ambiente corporativo, afirmam especialistas. Argumento forte o suficiente para
que qualquer deslize prejudique o aspirante à vaga de emprego e, mais tarde,
seja fator de eliminação no processo seletivo. Para você acertar, o
Empregos.com.br listou sete situações que podem desclassificar o profissional
durante esta etapa.
1. Candidato despreparado
Não é de bom tom participar de uma dinâmica sem ao menos pesquisar na internet
informações sobre a empresa contratante. Da mesma maneira, desconhecer
completamente a posição a que se candidatou ou não estar a par das etapas do
processo (nos casos dos programas de estágio e trainee) pode demonstrar que você
não está tão preocupado com a sua carreira.
"Grosso modo, isso acontece quando o candidato participa de 15, 20 programas
ao mesmo tempo", diz Gustavo Nascimento, gerente de relacionamento da Foco
Talentos.
2. Dificuldade na comunicação
Falhas grosseiras no português estão na lista dos erros que mais eliminam o
candidato na dinâmica de grupo. Outro fator de desclassificação é a dificuldade
de verbalizar as ideias. Travar na apresentação pessoal pode, igualmente, ser um
problema difícil de ser revertido.
"Alguns candidatos podem se sentir intimidados por aqueles que se
supervalorizam. Mas é importante frisar que muitas posições pedem a habilidade
da comunicação e o envolvimento com pessoas. A falta dessa competência,
portanto, pode ser vista como incapacidade para ocupar um cargo", afirma Mailara
Germanowicz, consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos
Humanos.
3. Supervalorização
Ao querer se sobressair muitos candidatos supervalorizam suas competências e
experiências profissionais, mas o tiro acaba saindo pela culatra. Segundo
Mailara, o profissional que finge um comportamento uma hora ou outra se torna
vítima da própria armadilha. "Às vezes a preocupação em transmitir certa imagem
é tão exacerbada que o candidato não consegue se concentrar nas atividades
propostas pelo recrutador."
4. Falta de interação
Atividades que exigem trabalho em equipe são aplicadas para avaliar a interação
do candidato em um grupo. O profissional que não participa da atividade (seja
executando tarefas, seja expondo suas ideias ou sugestões) pode ser prejudicado
caso a habilidade de trabalhar em equipe seja fundamental para o cargo
disponível. "A reprovação está intimamente ligada à competência de que a empresa
necessita", explica Nascimento.
5. Timidez excessiva
Se você está concorrendo a uma vaga de emprego na área financeira, cuja posição
exige foco e atenção na execução de tarefas e na qual o contato com pessoas será
limitado, a competência da comunicação pode não ser um item relevante.
Agora, quem atua em áreas nas quais lidar com pessoas é primordial a
habilidade comunicativa terá grande peso. "Cada vez mais as empresas observam o
candidato conforme o perfil da vaga. Um profissional da área comercial que não
tem a comunicação desenvolvida certamente será reprovado", afirma Gustavo
Nascimento.
6. Nervosismo
Não controlar o nervosismo durante a dinâmica de grupo pode revelar despreparo
para ocupar a posição e, ainda, que você pouco se conhece. A dica é se planejar:
busque informações sobre a empresa, revise o seu currículo, confira se a vaga
realmente tem a ver com o seu perfil, alimente-se bem e vista-se de acordo para
a ocasião.
"O selecionador entende que o processo seletivo é um momento de tensão. Mas
quando há excessos que impedem o profissional de participar das atividades a
avaliação é ruim", diz Mailara Germanowicz.
7. Roupas inadequadas
Se você não quer errar vá de social. Não queira ousar demais, pois além de tirar
a atenção do recrutador um traje inadequado pode atrapalhar sua performance
durante a dinâmica. Mailara aconselha tomar cuidado com camisas muito justas. As
mulheres, diz a consultora, devem usar o bom senso na hora de escolher os
acessórios.