No ambiente corporativo, os profissionais são constantemente avaliados.
Portanto, é preciso observar seu comportamento com os demais membros da equipe
e, sobretudo, com o chefe. Quando o assunto é liderança, há diversos detalhes na
relação profissional/chefe com os quais vale a pena tomar cuidado.
De acordo com a coach executiva Daniela do Lago, antes de mais nada, o
profissional não deve esquecer que todos os empregados de uma empresa, seja
chefe, seja subordinado, estão “juntos para bater uma meta e gerar lucro para
empresa”. Na prática, é a partir dessa premissa que se deve pensar a relação com
o chefe.
Veja alguns pontos que os profissionais devem observar ao lidar com o chefe:
1. Amizade - existem dois casos de amizade com o chefe que podem ser
analisados. Primeiro, quando o profissional foi contratado justamente por ser
amigo do chefe, beneficiando-se de uma relação antiga. Nesse caso, Daniela
lembra que, apesar da contratação, a hierarquia deve ser respeitada. “A
hierarquia tem uma razão para existir”, pontua.
Portanto, apesar da amizade, a orientação é nunca esquecer que, no ambiente
coorporativo, é a relação de trabalho que deve prevalecer.
Em outro caso, por conta de afinidades, por exemplo, os profissionais acabam
se tornando mais próximos dos chefes depois que iniciam uma carreira dentro da
organização.
Apesar de conquistar uma relação mais próxima com o chefe, a orientação
permanece a mesma, ou seja, “relação profissional em primeiro lugar”, lembra
Daniela. Evite, portanto, fazer comentários do que vocês fizeram ou onde foram
fora do período de trabalho. Isso pode motivar fofoca e desgastar a relação.
2. Happy hour e demais confraternizações – relação mais próxima entre
chefe e subordinado ajuda no fluxo do trabalho, não há o que discordar. No
entanto, muitos profissionais acreditam que é preciso participar intensamente
das festas e reuniões para serem notados. De acordo com Daniela, muitos
profissionais perdem oportunidades, apesar de se mostrarem muito competentes no
seu trabalho, por conta do comportamento em reuniões das quais participam fora
do horário do expediente.
Se o indivíduo bebe demais, os chefes podem ter dúvida quanto à sua
maturidade, explica Daniela, o que vai impactar diretamente quando forem cotados
para uma promoção.
3. Não esqueça o seu papel - as pessoas possuem vários papéis, podendo
ser, por exemplo, ao mesmo tempo, pai, filho, aluno e profissional. Na empresa o
papel que deve prevalecer é o de profissional. De acordo com Daniela, os
profissionais misturam os papéis e acabam prejudicando sua imagem dentro da
empresa.
4. Nem amigo, nem inimigo - parceiro, essa é a palavra. Não é preciso
se preocupar em ser amigo do seu chefe para ter sucesso na carreira dentro dessa
ou daquela empresa. Ser inimigo dele ou mantê-lo o mais afastado possível também
não é aconselhável. A orientação é buscar uma relação de parceria, evitando os
exageros e os extremos.
5. Não subestime seu chefe - cuidado ao subestimar o chefe. Mesmo que
o profissional ache que seu chefe não deveria estar naquela posição, algum
motivo tem para ele estar ali. “Mesmo que a pessoa pense que o chefe só chegou
àquela posição porque era amigo de alguém, no mínimo, ele foi inteligente o
suficiente para fazer as amizades certas”, explica Daniela.
Portanto, o profissional não deve pensar que o chefe não está sabendo de
algo, ou que não vai descobrir alguma mentira, ele possivelmente descobrirá.
6. A culpa pode ser sua – caso você trabalhe com um chefe que não ouve
suas sugestões, não aceita suas ideias e dificilmente lhe dá espaço, ao invés de
culpá-lo, a orientação é tentar mudar de abordagem, melhorar a sua comunicação,
pois o problema pode não ser ele, mas, sim, você.
Daniela explica que, à medida que os profissionais vão alcançando posições
mais estratégias, menos tempo terão. Os subordinados têm de adaptar sua forma de
comunicação, considerando que o chefe quer resultados e soluções e não
problemas. “O profissional está lá para cuidar dos detalhes e o chefe está lá
para cuidar do todo, por isso que são um time” explica Daniela.
A diretora da RMML Consultoria de Imagem Corporativa, Renata Mello, lista
algumas dicas rápidas que os profissionais não devem esquecer nessa relação:
- Respeitar a hierarquia, mesmo quando o relacionamento é bom e o chefe dá
liberdade;
- Evite comentar sobre problemas pessoais muito sérios, como falta de
dinheiro, relacionamentos fracassados;
- Seja honesto quanto aos prazos. Se não vai conseguir cumprir, avise o
quanto antes;
- Seja transparente com seus objetivos profissionais;
- Esteja à disposição, porém, saiba colocar limites. Quando o chefe
abusar, demonstre profissionalismo;
- Jamais use a sensualidade;
- Nunca prometa se não tiver certeza de que poderá cumprir.