Se você acha que, para convencer um recrutador, é necessário um currículo
gigantesco e ter as mais variadas experiências possíveis, tenha cuidado, isso
não ajuda e pode prejudicar. Ter foco e ser conciso, bem como saber adaptar o
currículo à vaga ofertada, são coisas muito importantes na busca por um espaço
no mercado.
"O currículo, seja para uso na internet ou na versão impressa, deve ser
elaborado de forma que o recrutador conheça o histórico, a formação e
realizações do candidato", afirma o consultor Paulo Queija, diretor da MQS
Consultoria e Treinamento Empresarial.
Segundo Queija, o currículo ainda é o primeiro documento visto pelo
recrutador, que costuma analisar uma grande quantidade deles, para uma variedade
de necessidades de vagas. Assim, é importante "ter os dados pessoais bem
escritos e claros, destacados inicialmente os objetivos profissionais,
habilidades que possui destinadas ao foco profissional, formação e experiência
profissional, da atual para a mais antiga", afirma o consultor, lembrando que
duas páginas são o tamanho ideal para um currículo.
A falta de foco do profissional pode atrapalhar o sucesso na conquista dos
objetivos pretendidos. "É um pouco estranho, como já vi em diversos momentos,
alguém descrever em seu currículo que procura colocação nas áreas de produção ou
administrativa ou de vendas, quando buscamos alguém com história e bagagem numa
direção específica", conta Queija.
Por outro lado, o consultor explica que se o candidato busca uma mudança de
rumo profissional, deve deixar isso claro no currículo, mostrando como pode
utilizar suas competências neste novo direcionamento.