Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Como funcionam os fundos mútuos 

Data: 26/06/2007

 
 

Como funcionam os fundos mútuos?

Um fundo mútuo é uma Companhia que reúne dinheiro de investidores para fazer vários tipos de investimentos, conhecidos como portfólio. Ações, títulos de crédito e quaisquer fundos do mercado monetário são exemplos de tipos de investimentos que podem compor um fundo mútuo.

O fundo mútuo deve ter um gerente de investimentos profissional, que compra e vende valores mobiliários para um crescimento mais efetivo do fundo. Como um investidor de fundo mútuo, você se torna um "acionista" da companhia de fundo mútuo. Quando há lucro, você ganha dividendos; e quando há prejuízo, o valor das suas ações diminui.

Fundos mútuos são, por definição, diversificados, o que significa que são feitos de vários investimentos, o que tende a diminuir o seu risco.

Como outra pessoa o gerencia, você não precisa se preocupar em diversificar investimentos individuais ou fazer anotações. Isto significa comprá-los e esquecê-los, o que não é, entretanto, sempre a melhor estratégia, pois o seu dinheiro está nas mãos de outra pessoa.

Uma vez que a compensação do gerente do fundo baseia-se na boa performance do mesmo, você pode estar certo de que eles trabalharão solicitamente para que o fundo tenha um ótimo desempenho. Gerenciar é o trabalho deles em tempo integral.

Os fundos mútuos podem ser abertos ou fechados, mas muitas pessoas consideram todos como abertos, colocando os fechados em outra categoria.

"Aberto" significa que as ações são emitidas no fundo (ou vendidas novamente para o fundo) sempre que alguém as quiser. Nos fundos fechados, apenas um certo número de ações pode ser emitido para um fundo em particular e elas só podem ser vendidas novamente para o fundo quando desligadas (você pode vender fundos fechados para outros investidores no mercado secundário).

Carga refere-se às cobranças de vendas de um fundo mútuo quando você o compra. A carga de cobrança vai para o vendedor de fundos como comissão e pagamento pelo seu serviço de pesquisa. Ela pode representar até 8,5% do preço de venda e pode ser representado como uma carga inicial (significando que você a paga ao comprar o fundo mútuo) ou carga final (significando que você a paga ao vender o fundo mútuo).

Muitos fundos mútuos não têm cargas e isto significa que não há cobrança de taxas e que o fundo é diretamente comercializado de forma que você compra sem a ajuda de um vendedor. Com a riqueza de informações existentes na Internet atualmente, é mais fácil fazer escolhas mais inteligentes para economizar dinheiro.

Além dos fundos sem cargas, há fundos que cobram até 3,5% de taxa de venda. Eles são chamados de fundos de baixa carga e podem ser um bom negócio.

Há três categorias de fundos mútuos:

  • fundos de eqüidade: feitos de investimentos apenas de ações ordinárias. Estes podem ser mais arriscados (e gerar mais dinheiro) do que os outros tipos;
  • fundos de renda fixa: feitos de valores mobiliários corporativos e governamentais, que fornecem um retorno fixo e normalmente têm um risco baixo;
  • fundos balanceados: combinam ações e títulos de crédito dos fundos de investimentos e oferecem risco moderado ou baixo. Enquanto o risco baixo possa soar bem, ele vem acompanhado de taxas baixas de retorno e o seu investimento não renderá muito. Você precisa decidir quanto risco quer correr antes de investir seu dinheiro.

Se você investiu num fundo de ensino superior ou numa conta 401k, as chances de você já ter alguns fundos mútuos são boas. Eles são ótimos para investimentos de longo prazo como estes. Também é possível comprar fundos mútuos de uma Companhia.

A maioria delas oferece fundos sem carga (ou fundos de baixa carga). Você encontra listas destas Companhias na internet e compra ações simplesmente preenchendo um formulário e enviando um cheque. Depois de se tornar acionista, você receberá demonstrativos de como o fundo está se saindo e como anda seu próprio investimento. Você pode ainda fazer transferências bancárias mensais para comprar mais ações automaticamente todos os meses.

Lembre-se de fazer sua pesquisa e selecionar um fundo mútuo que se encaixe no nível de risco que você procura para o seu suado dinheirinho, depois espere pelo melhor.



 
Referência: hsw.com.br (HowStuffWorks Brasil)
Autor: Lee Ann Obringer
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :