Escolher o logotipo de um empreendimento é mais ou menos como escolher a
roupa que você vai vestir: se quer impressionar alguém, capriche. O logo é a
cara da sua empresa. É ele que vai representar seu negócio durante a conquista
de clientes.
É fundamental que o logotipo seja criado de forma correta, de modo que
permita uma boa comunicação, capaz de fazer com que, sempre que o virem, os
clientes se lembrem do seu negócio. Definitivamente, que seja sua marca.
É importante que você já tenha em mente o que quer desenvolver e saiba
procurar pessoas bem qualificadas para colocar suas ideias em prática. Se
possível, faça pesquisas com o seu público-alvo para descobrir o design mais
apropriado.
O logotipo deve ser simples e objetivo, nada de muito complexo, senão você
acaba confundindo quem olha pra ele. Também não copie características de outro
que já tenha visto, crie sua identidade.
Fixação da marca
Quando é criado um logo, também é o início da fixação da sua marca com os
consumidores. Eles aprenderão a associar aquele logo com os produtos ou serviços
desenvolvidos pela sua empresa e esse é um ponto especial.
Diversos fatores são essenciais na hora da escolha do logotipo, como área de
atuação, perfil da organização, tipo de produtos, público-alvo, entre outros.
Não há exatamente uma regra para que seja escolhido o logo, mas esses fatores
podem ajudar muito.