Terminar o mês no azul está entre as maiores preocupações da população.
Dividir o salário entre os gastos fixos, variáveis e arbitrários e ainda não
entrar no vermelho não é uma das tarefas mais fáceis. Nesse contexto, pedir
descontos pode ser muito mais útil do que se imagina.
De acordo com o professor e educador financeiro do Centro de Estudos e
Formação de Patrimônio Calil & Calil, Mauro Calil, ter o hábito de pedir
descontos pode ajudar muito no final do mês, mas é importante não esquecer que
“ao planejar o orçamento mensal, o consumidor não deve contar com o desconto,
mas sim com o preço cheio dos itens”.
Mesmo sem considerar os descontos, é sempre interessante negociar os preços
dos produtos com os vendedores e avaliar bem as liquidações. A liquidação, em
especial, é um assunto delicado, pois apesar dos preços interessantes, não vai
ajudar nada comprar produtos desnecessários só em função do valor atraente.
Calil orienta que optar por adquirir produtos em liquidação deve fazer parte
de uma estratégia financeira. "Se for consumido um item desnecessário
simplesmente porque está com preço baixo, isso não configura nenhum tipo de
economia, mas sim um desperdício que só vai contribuir para que o dinheiro suma
no final do mês".
Dentro de uma estratégia financeira, é interessante priorizar a compra de
produtos em liquidação que são consumidos em grandes quantidades e com alta
frequência, recomenda Calil. No caso do desconto, é interessante pedir em
qualquer situação.
Como argumentar
Na hora de negociar preços, o consumidor tem um leque de argumentos que pode
utilizar com os vendedores. Primeiro, ao fazer uma compra em uma loja que não
visita com frequência, ele pode citar a concorrência. Isso ajuda a motivar o
vendedor a baixar seu preço, mas, para isso, é preciso fazer uma pesquisa
prévia. A arte da negociação prevê que haja argumentos para sustentá-la.
A fidelização também é uma ótima estratégia. Apesar de não ser possível pedir
desconto em posto de combustível, por exemplo, se a pessoa frequenta sempre o
mesmo local pode pleitear a lavagem do carro de graça, por exemplo. Isso também
acontece nos restaurantes: almoçar sempre no mesmo estabelecimento pode gerar
refeições grátis eventualmente.
Se tornar fiel a alguns estabelecimentos pode garantir recompensas ao longo
do mês, principalmente em produtos ou serviços que são necessários ao
consumidor, e o resultado no orçamento sempre será interessante.