Equilibrar trabalho e vida pessoal é responsabilidade do profissional,
entretanto, as empresas também podem colaborar para o sucesso desta empreitada.
De acordo com a diretora de RH (Recursos Humanos) da Trevisan Outsourcing,
Priscila Soares, as empresas devem manter uma boa infraestrutura, ter políticas
claras e planejamento para não sobrecarregar ninguém. “O profissional só vai
conseguir um bom equilíbrio entre vida pessoal e trabalho se a empresa estiver
organizada”, alerta.
O gestor de carreiras da empresa de recursos humanos Gnetwork, Sidney Zenobio,
também ressalta a importância do papel da empresa no equilíbrio entre vida
profissional e pessoal do colaborador.
Para ele, horário de trabalho flexível, jornada de trabalho menor, incentivo
à vida em família e prática de atividades físicas são algumas das ações que
tornam o relacionamento entre empresa e funcionário mais positivo. “Os
profissionais se sentem valorizados e vão ter mais condições para viver e
trabalhar melhor e os resultados são os ganhos na produtividade e desempenho”.
Organização
No que diz respeito ao profissional, este, segundo Priscila, deve se
organizar, planejar, aperfeiçoar competências técnicas e comportamentais, para
ser um bom negociador e adequar suas tarefas.
Ter disciplina e definir metas e objetivos também são atitudes que auxiliam
os que buscam equilíbrio entre vida profissional e pessoal, completa Zenobio.
“Muitas pessoas não sabem aproveitar o tempo que possuem e, no fim, acabam se
dedicando mais a uma tarefa do que outra sem necessidade”.
Os dois especialistas ressaltam ainda a importância da realização de
atividades prazerosas, exercícios físicos e atividades de lazer, sendo
recomendado, diz Priscila, sair ao menos duas vezes por semana para se divertir.
“O profissional deve estabelecer as tarefas do dia e o tempo para
realizá-las, deixando espaço para lazer, cuidados pessoais, momento com a
família e o momento para o trabalho”, explica o gestor.
Será que estou em equilíbrio?
Muitas pessoas têm dúvidas se estão com a vida pessoal e profissional
equilibradas. Se este é o seu caso, abaixo vão algumas pistas do desequilíbrio:
- Sair da empresa e continuar pensando nos problemas do trabalho;
- Não sair no horário com frequência;
- Acúmulo de tarefas;
- Não ter vontade de se divertir.
“O colaborador deve deixar um contato, como um número de telefone, para casos
urgentes. Caso contrário, o trabalho deve ficar do portão da empresa para
dentro. É bom lembrar que as exceções existem, mas não devem virar rotina”,
finaliza Zenobio.