Quem nunca ouviu um “não” na vida? Na trajetória profissional, as negativas
também são bem comuns. E, assim como na vida pessoal, nem sempre são levadas
numa boa. O fato é que ouvir um “não” do líder a respeito de uma ideia ou pedido
de promoção ou mesmo de um colega de trabalho tem um forte peso para muitos
profissionais. Mas nem sempre precisa ser assim.
“Claro que essa aceitação da negativa não é fácil, mas um feedback negativo
faz parte do nosso processo de construção profissional”, ressalta a psicóloga,
orientadora vocacional e analista de Carreiras da Veris Faculdades, Paula Souto
Sanches. “É um momento de reflexão, porque somos suscetíveis a erros, e também é
uma oportunidade de aprendizado”, diz.
“Na verdade, interpretamos uma negativa da forma que queremos”, afirma o
consultor de Coaching da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Jonas Tokarski. “Tanto
o 'não' como o 'sim' são palavras curtas, mas que têm um poder extraordinário”,
avalia o especialista, que ainda completa dizendo que, no mundo corporativo, é
difícil encontrar quem encare bem essa negativa.
Por que é tão difícil aceitar
O fato de muitos profissionais sentirem dificuldades em aceitar uma negativa
não é de hoje. Na verdade, conforme explicam os especialistas consultados, esse
comportamento faz parte do DNA latino-americano. “Na nossa história, muito da
cultura que temos foi importada de povos que nos colonizaram”, considera
Tokarski.
Por conta dessa histórico, para o especialista, o “não” no mundo moderno tem
uma carga muito negativa. “Geralmente, o profissional leva para o lado pessoal,
se acha perseguido e o resultado é que ele passa a não trabalhar como antes e a
produtividade cai”, explica.
No campo mais afetivo, Paula explica que adultos que tiveram todos os pedidos
concedidos durante a infância têm mais chances de terem dificuldades de aceitar
um “não”, ao passo que aqueles que tiveram uma infância marcada por negativas
têm mais facilidade nessa aceitação. “Ele acaba entendendo melhor e enxerga o
'não' como um desafio”, explica.
Como encarar a negativa
Por mais difícil que possa parecer, encarar a negativa de uma maneira
positiva só contribui para o seu desempenho profissional. Encarar o “não” de
cara amarrada só desperta desmotivação, que pode prejudicar nos resultados
finais. “Sem contar que a imagem do profissional pode ficar prejudicada, porque
o comportamento está relacionado à maturidade dele”, diz a psicóloga.
Antes de encarar o “não” de uma maneira negativa, os especialistas ressaltam
que ele não está atrelado ao fracasso. “É preciso entender os motivos que
levaram o gestor a dizer o 'não'”, avalia Tokarski. Dessa forma, antes de
simplesmente aceitar a negativa, questione o líder ou quem a deu sobre os
motivos desse resultado.
“Quando ele encara de uma forma positiva essa negativa, o profissional fica
mais motivado a acertar depois, a se superar e passa a ter uma visão maior sobre
o seu trabalho”, explica Paula.