Para justificar algum erro ou algo que não saiu conforme o previsto, alguns
profissionais acabam dando uma “desculpa” para o chefe, para os colegas e até
mesmo para clientes. Para descobrir quais são as desculpas mais contadas pelos
colaboradores, o Portal InfoMoneyouviu especialistas.
De acordo com a diretora da Projeto RH, consultoria especializada em Gestão
de Pessoas, Teresa Gama, e a headhunter da Global Network, Simone Viana, entre
as desculpas mais comuns contadas pelos colaboradores estão “eu me atrasei por
causa do ônibus”, “não dormi direito esta noite”, “eu não estava bem”, “o pneu
furou”, “estava muito trânsito”, “perdi todos os dados que estavam no
computador”, “não recebi o e-mail”, “passei a noite no médico”, “meu filho/pais
não estão passando bem”.
Verdade x mentira
Os fatos citados acima podem realmente acontecer e quase todos os
profissionais estão sujeitos a eles. Entretanto, engana-se quem acredita que a
desculpa dada só é descoberta se o pessoa confessar que estava mentindo.
“Não é possível afirmar no primeiro momento que aquilo seja uma desculpa. As
desculpas acabam sendo descobertas pelos gestores devido à frequência em que
ocorrem. Chegar atrasado devido ao trânsito pode acontecer com todo o mundo. Mas
chegar todo o dia fora do horário já é outra coisa”, afirma Teresa.
Simone acrescenta ainda que quando o chefe escuta diversas razões para
justificar um determinado assunto, alguns motivos acabam gerando desconfiança.
“Principalmente no caso de profissionais que sempre chegam atrasados”,
complementa.
Outro emprego
Segundo Teresa, no ambiente corporativo, além de tentar justificar algum
“deslize”, as pessoas dão desculpas, principalmente, quando estão à procura de
um outro emprego. Vale lembrar que como os processos seletivos costumam ser
longos, inventar atrasos ou faltas muitas vezes seguidas pode gerar desconfiança
por parte do líder.
A especialista diz ainda que muitas vezes com receio de contar sobre
problemas pessoais ou de saúde, os profissionais acabam usando deste artifício.
Nesta situação, para evitar que a situação piore no trabalho, a dica é que o
colaborador esclareça sobre o que está acontecendo. Dependendo da empresa, às
vezes é possível conseguir alguns dias de folga, trabalhar de casa ou compensar
o período que estará fora de outra maneira. “Tudo é uma questão de conversa”.
A conversa também é indicada para o gestor tentar solucionar casos frequentes
de desculpas. “O chefe deve conversar com o profissional, deixando claras as
regras da empresa", finaliza Simone.