Gastos, trânsito, poluição e falta de conforto são apenas alguns dos
problemas relacionados aos transportes nas grandes cidades.
Entretanto, quem quer economizar e ainda contribuir com o meio ambiente pode
optar por duas alternativas, relativamente novas, ao transporte público: os
carros compartilhados e os grupos de carona.
A primeira, segundo o sócio gerente da Zazcar, Felipe Barroso, permite aos
usuários ter um carro à disposição quando precisar e realizar o pagamento por
hora, sem arcar com as despesas fixas de um veículo.
Diferentemente do aluguel, explica Barroso, no compartilhamento de carros, os
valores de utilização dos veículos incluem combustível, seguro e manutenção,
sendo uma alternativa economicamente viável ao aluguel e mesmo ao táxi para
médias e curtas distâncias.
“O objetivo é atender à população da cidade que precisa do carro para uma
reunião, ir ao médico, entre outros, e não o turista, como ocorre no aluguel”,
diz.
Preços
No que diz respeito aos preços, o executivo explica que, para utilizar o
serviço, as pessoas podem optar entre dois tipos de planos: o anual e o mensal.
No primeiro, se paga R$ 35 de anuidade, R$ 21,90 por hora utilizada, mais R$
0,37 por quilômetro a partir do centésimo quilômetro.
No plano mensal existem duas modalidades: na primeira, o usuário paga uma
mensalidade de R$ 15, R$ 10,90 a hora adicional e R$ 0,53 por quilômetro até o
centésimo quilômetro e R$ 0,37 após esta quilometragem. Na segunda hipótese, a
mensalidade é de R$ 45 e o preço da hora é de R$ 8,90, sendo que os valores
cobrados por quilômetro são idênticos aos de quem paga a mensalidade de R$ 15.
Segundo Barroso, no plano mensal, a cobrança do quilômetro é separada da hora,
ou seja, se o carro estiver parado, este valor não é computado.
Para ter acesso ao carro, os clientes associados recebem um cartão que
destrava os veículos diretamente nos estacionamentos – em São Paulo, são nove
pontos –, sendo necessária uma reserva por telefone ou internet antes. Além
disso, antes de sair com o carro, por meio de um computador de bordo, o usuário
deve responder a algumas perguntas sobre o estado do veículo e dizer quanto
tempo pretende ficar com o carro. Em caso de atraso na devolução, é cobrada
multa de R$ 12,50 a cada 15 minutos mais o valor da hora, conforme o plano.
Grupos de carona
Ainda no sentido de economizar e ajudar o meio ambiente, os grupos de carona
também são opções nas grandes cidades. Uma alternativa é o portal
caronabrasil.com.br, criado por um engenheiro e um industrial para que pessoas
compartilhem suas jornadas de carro e encontrem caronas.
Além disso, os idealizadores do projeto, Edgard Riyad Azzam e Fernando Doria
De Bellis, apostam na criação de redes de carona dentro de organizações para
diminuir em até 20% o número de carros que chegam e partem de um mesmo ponto
diariamente.
"Quando idealizamos o Carona Brasil, pensamos em uma iniciativa sustentável,
de longo prazo e com impacto direto na vida das pessoas. Acompanhamos de perto a
degradação do sistema de transporte da cidade de São Paulo, a situação do
trânsito piorando a cada ano e, por consequência, aumentando a poluição e
diminuindo a qualidade de vida das pessoas", afirma Azzam.
O site também possui uma calculadora ecológica, que calcula a economia mensal
de combustível de cada usuário, quanto de CO2 está deixando de emitir e o
equivalente em árvores. Caso uma organização implante o sistema, o portal pode
calcular o total economizado por todos os usuários do grupo.
Uso do portal
Quem quiser participar do Carona Brasil pode fazer o cadastro gratuitamente
e adicionar os seus destinos on-line, pesquisar por caronas oferecidas e
compartilhar viagens com outros membros abertamente ou por meio de uma rede
criada pela empresa onde trabalha, faculdade ou condomínio.
O usuário informa perfil, sexo, faixa etária, se é ou não fumante, o time de
futebol, o tipo de música que gosta, se gosta de conversar, final da placa do
carro e informações sobre consumo e tipo de combustível do veículo.
Por meio de uma ferramenta de busca avançada, é possível, por exemplo, buscar
apenas membros do sexo feminino ou fazer outro tipo de restrição.
O Carona Brasil informa que cada membro é responsável por sua segurança.
Contudo, recomenda que os membros evitem fornecer o endereço antes de conhecer a
companhia, marquem encontros em lugares públicos, mantenham amigos e familiares
informados sobre com quem estão viajando, data, horário e local, e tomem a
iniciativa de mostrar documento, tanto para quem dá, como para quem vai pegar a
carona, e carteira de habilitação, no caso do motorista.