A disputa por uma oportunidade no mercado de trabalho é acirrada. Entretanto,
após serem aprovados em todas as etapas do processo seletivo e contratados,
muitos profissionais são demitidos assim que acaba o tempo de experiência.
A consultora associada da Muttare, Roberta Yono Ebina, explica que os fatores
que levam à demissão estão relacionados ao comportamento do profissional.
“A parte técnica do contratado já foi avaliada no processo seletivo e
aprovada pelo gestor e pelo RH [Recursos Humanos]”, diz.
O coordenador de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Samuel Artus,
acrescenta que, ao iniciar suas atividades na empresa, a pessoa converse com o
líder para saber exatamente o que ele espera dela.
“É fundamental saber quais são as expectativas da empresa. Ele tem que saber
o quanto ele deve render neste período”, declara.
Cronograma
Uma dica é que o profissional, em parceria com o chefe, estabeleça um
cronograma de trabalho. Neste processo, a participação dos colegas é necessária,
já que o trabalho em equipe é fundamental, especialmente no início das
atividades.
Artus afirma ainda que, além da facilidade de trabalhar em grupo, as empresas
analisam a contribuição da pessoa ao ambiente de trabalho e a produtividade. “É
difícil em três meses revolucionar o processo, mas as empresas avaliam o
entusiasmo, a motivação e a vontade de querer fazer”, afirma.
Guia prático
Já Roberta indica que o novo contratado fique atento à missão, à visão e aos
valores da empresa. Para a especialista, não basta apenas conhecer sobre o
assunto, é importante seguir. “Isso serve como um guia prático. Desta maneira, o
profissional sabe como deve atuar”, acrescenta.
Outra ação que deve ser realizada por quem está começando é buscar conhecer a
cadeia de trabalho da empresa. Mesmo que não haja um programa de integração do
RH, o profissional têm de se dispor a conhecer como funciona a empresa e quem
são seus colegas.
Durante o período de experiência, a pessoa não pode ter medo de se expor;
isso inclui perguntar sempre que tiver dúvidas, apresentar-se aos companheiros e
clientes e falar sem receio sobre suas ideias.
Por fim, a especialista aconselha que o profissional fique bem longe das
rodinhas de “fofoca”. “Nunca entre em fofoca. Não dê ouvidos também para certos
comentários. Mostre quem você é, com autenticidade”, finaliza Roberta.