Carreira / Emprego - O ônus da falta de foco durante o trabalho
Pesquisa realizada pela Workplace Options, empresa especializada em serviços
de EAP (Estrutura Analítica de Projetos), revelou que 53% dos executivos perdem
em produtividade por consequência das distrações ocorridas no ambiente de
trabalho. De acordo com o co-autor do estudo, Jonathan Spira, estas distrações
chegam a custar US$ 650 bilhões por ano.
"Essa desatenção cria, consequentemente, o modelo de multi-tarefação, ou seja,
as pessoas preferem adotar esse método para correr atrás do tempo perdido e
realizar todas as pendências em curto prazo", afirma o especialista em gestão do
tempo e produtividade Christian Barbosa.
Ao analisar os resultados do estudo, Barbosa chegou à conclusão de que
“multitarefar” pode custar de 1 hora a 3 horas por dia. O profissional que
cumpre apenas uma atividade por vez, explica, economiza horas diárias produzindo
o mesmo volume de atividades, porém, em um menor espaço de tempo.
Questionamentos
Para 60% dos trabalhadores, por exemplo, ter um smartphone auxilia no
aumento da produtividade, o que comprova o ímpeto desses profissionais em
utilizar a tecnologia em qualquer horário. Já 35% afirmaram que esses
equipamentos aumentam o nível de distrações durante o dia e, para 50%, o uso
dessa tecnologia é igual em qualquer âmbito da vida.
A junção dos aparelhos tecnológicos com as redes sociais, por sua vez, só agrava
o comportamento de distração dos funcionários. No estudo, 55% dos entrevistados
sentem que acessar esses meios de comunicação no trabalho aumenta um pouco ou de
forma significante o volume de distração.
"Imagine mais da metade de sua empresa deixando de prospectar novos clientes,
criar os relatórios do mês ou pensar em novas ações por terem dedicado tempo às
atividades circunstanciais, aquelas que não trazem resultados efetivos.
Provavelmente toda a produtividade do seu negócio seria comprometida", avalia
Barbosa.
Altas horas
Evidenciou-se que 42% dos entrevistados estendem o seu horário de expediente
para poder trabalhar sem serem interrompidos, pois não conseguem finalizar as
atividades durante o dia normal de trabalho.
A pesquisa ainda computou outro dado alarmante: cerca de um quarto dos
entrevistados conhecem alguém que foi demitido por perder tempo no escritório
com esses tipos de distrações.
Pontos
Segundo Barbosa, o profissional que não quer perder tempo no trabalho deve
se ater aos seguintes tópicos listados abaixo:
- E-mail – Ficar com e-mail aberto faz o nível de interrupções
crescer e aumenta a sensação de atividades por fazer. Defina períodos para
lidar com as suas mensagens;
- Redes Sociais – Você usa twitter, facebook, orkut, etc? Controle
a ansiedade de ficar conectado a essas redes. Utilize em eventuais
intervalos do dia ou no horário de almoço;
- Pessoas – Se muita gente o interrompe, pode ser porque sua
comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os
e-mails, concede informações e delega atividades;
Ainda está com falta de foco? – Começa uma atividade e em pouco tempo salta
para outras tarefas? Se a atividade for grande, quebre em pequenas atividades.
Feche qualquer outro software que não esteja usando, coloque o celular no
silencioso e, se funcionar para você, ouça música.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Equipe InfoMoney
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