Nem sempre é possível alcançar os resultados que se espera. Isso, no entanto,
não significa que o gestor e sua equipe não são competentes para a realização
das suas atividades, afinal com o mercado em constante processo de mudança é
possível que o surgimento de um determinado fator interfira na conquista das
metas. Nesse momento, entrar em desespero não leva a lugar algum. Pelo
contrário, só complica a situação e faz com que as pessoas deixem de enxergar as
alternativas para solucionar os problemas. Confira abaixo, algumas ações que os
líderes podem adotar para reverter o quadro "negativo" que atingiu sua equipe.
1 - Convide sua equipe para uma conversa aberta e exponha a situação. Mostre
que é preciso adotar ações rápidas para reverter a situação, pois sempre é
possível encontrar uma alternativa para aliviar e solucionar problemas.
2 - Em hipótese alguma, deve-se culpar um único funcionário pelos resultados
negativos. Isso porque se algo deixou de ser feito, há outros profissionais que
formam a equipe e que devem estar atentos ao andamento das atividades do seu
departamento.
3 - Converse individualmente com cada membro da sua equipe.
Tente identificar os pontos fortes de cada um, bem como os que precisam ser
trabalhados. Talvez, durante um "bate-papo" com algum dos subordinados, você
identifique a "brecha" que contribuiu para a não obtenção dos resultados
esperados.
4 - Saiba ouvir sua equipe. Para isso, solicite que cada um
apresente ideias, que podem melhorar a performance da equipe. Por mais simples
que seja uma sugestão, ela pode ser o ponto de partida para reverter o quadro
negativo.
5 - Quando uma boa ideia for apresentada por um dos
profissionais que formam seu time, convide os demais para apresentar a
alternativa. Esse é o momento para amadurecer a sugestão e ver se é ou não
viável colocá-la em prática.
6 - Durante o processo de reversão do quadro, não guarde
informações para si. Como líder, você precisa compartilhar os resultados com os
demais profissionais. Isso permitirá que todos tenham ciência de como se
encontra a situação e o que cada um pode agregar de valor para o alcance das
metas.
7 - É comum que em momentos de crise surjam conflitos entre
os membros de uma equipe. Se isso for observado, não deixe que esse tipo de
problema ganhe proporções. Convide os envolvidos no "desentendimento" para um
diálogo aberto e os faça entender que jogar pedras em nada melhorará a situação.
8 - Mostre-se aberto aos profissionais que se encontram
inseguros diante de uma situação de crise. Como você está na condução do barco,
caso alguém demonstre sinais de desmotivação, converse com a pessoa antes que os
demais profissionais também entrem no processo de apatia.
9 - Se a estratégia que você traçou junto com sua equipe não
está dando certo, é o momento de rever as diretrizes e ser "redesenhado". Não
deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.
10 - A cada resultado expressivo que foi alcançado,
aproveite o momento para mostrar que o empenho de todos está sendo válido. Isso
fará com que a equipe sinta-se mais coesa e estimulada com os objetivos a serem
conquistados.