Pensei muito sobre o título deste artigo... pensei em falar sobre desperdício
de comida, mas ficaria longo demais... depois pensei em falar sobre desperdício
de recursos naturais, para dar um ar "ecologicamente correto", também ficou
longo.
Por último lembrei de uma definição de louco: "louco é quem rasga dinheiro!"
pareceu apropriado já que vou falar justamente disso, empresários que, sem
saber, rasgam dinheiro.
O mercado é regido pela lei mais simples e mais funcional de todas: a lei da
oferta e da procura.
Quanto mais "raro" é um item, mais valioso. Quanto maior a demanda por um
item, mais seu valor aumenta (ágio), quando há superoferta seu preço cai
(deságio), simples e objetiva.
Então imagine que você tem um produto que está cada vez mais difícil de
obter, sua "colheita" demora por volta de 2 anos, mas há casos de mais de 6 anos
de demora para obtê-lo, por vezes ele é considerado a jóia da coroa de uma
empresa, custa relativamente caro para ser cultivado e, mesmo assim, por
qualquer motivo alheio a todas essas observações, você não o quer mais, perdeu
seu interesse nele.
O que você faz? Abandona-o por aí, como se fosse lixo? Coloca-o à venda, para
pelo menos recuperar o que investiu? Digo que no caso do produto que estou
falando, em geral, 99% das empresas simplesmente o jogam no lixo, ou nem isso,
simplesmente deixam-no à sua própria sorte, apodrecendo com o tempo.
Estou falando da MARCA.
Vou explicar: Quando uma empresa abre suas portas uma das primeiras atitudes
que toma (ou deveria tomar) é registrar sua marca, afinal, ela é a sua
identificação com os consumidores, seu link com o mundo. Para nossa análise
vamos usar os números divulgados pelo INPI para o ano de 2008, visto que os de
2009 ainda não estão no site. Em 2008 foram feitos 119.878 pedidos de registro
de marcas, no mesmo período foram concedidas 60.268 marcas, prorrogadas outras
16.419, porém minha atenção especial é para outros números:
- 93.894 marcas foram arquivadas
- 22.357 foram extintas
Considere que uma marca pode ser arquivada por diversos motivos, mas em 2008
foram 32.295 indeferimentos, portanto, ainda temos 61.599 arquivamentos por
outros motivos, em sua absoluta maioria (posso garantir mais que 80% sem medo de
errar) pela simples desistência de seus titulares.
Então posso supor que dos pedidos de registro que ficaram aproximadamente 2
anos esperando uma decisão, gastaram valores que podem chegar a quatro mil
reais, pelo menos 50.000 marcas foram simplesmente ABANDONADAS.
O pior é que muita gente pagaria por elas, afinal, um processo CONCEDIDO
poupa 2 anos de espera, dúvidas, incertezas, investimentos.
Considere que ninguém pode, na hora do pedido do registro, garantir que uma
determinada marca será efetivamente DEFERIDA pelo INPI, podemos no máximo é
indicar que ela tem excelentes chances de registro, pois mesmo nos casos em que
todos os indícios estão a favor ainda há variáveis que podem destruir o
trabalho, como por exemplo um logotipo que seja similar ao de um concorrente ou
viole um direito autoral que não conhecíamos na época.
Recentemente eu descobri que o logotipo que uma cliente minha queria
registrar fora copiado de um logotipo de um evento para o mesmo produto, o pior
é que ela foi enganada pela agência de publicidade que disse que criou o gmick,
mas eu localizei - por acaso - o verdadeiro criador e alertei-a, como prever
algo assim? Impossível!
Então, uma marca DEFERIDA já passou todo esse período de dúvidas, anseios e
medo do indeferimento. E a pessoa simplesmente a ABANDONA... como se fosse um
pão mofado, pior... ela nem dá chance de alguém consumi-lo, deixa dentro de uma
caixa, fechado, em uma sala escura que só vai ser aberta tempos depois.
Porque digo isso? Porque uma marca DEFERIDA que não tem as taxas finais pagas
só tem o despacho de ARQUIVAMENTO publicado tempos depois, algumas levam mais de
1 ano para que isso ocorra. Não conseguiu perceber ainda o potencial do que
estou falando?
Vou inverter a situação. Você está abrindo sua empresa, escolheu um
determinado nome que é o resumo de tudo que você deseja para esta empresa, é
simplesmente PERFEITO!
Quando você procura uma empresa para fazer o registro dessa marca é alertado
que já existe um pedido anterior e o risco de indeferimento é grande, pois se a
outra empresa tiver o pedido deferido e pagar as taxas finais sua marca será
INDEFERIDA e seu sonho acaba.
Se esta empresa tiver a marca arquivada por falta de pagamento seu processo
será deferido e você poderá realizar o sonho da MARCA PRÓPRIA, mas daí vem o
outro problema, levará pelo menos 1 ano para descobrir o que aconteceu, isso
porque o INPI demora a publicar estas decisões e não fornece informações sobre o
pagamento ou não de tais taxas, portanto, você depende exclusivamente da
publicação, que pode demorar muito.
Considerando isso tudo, você não acha que seria razoável pensar que pelo
menos uma parte dessas marcas abandonadas pode ter um "mercado"? Não seria justo
pensar que elas poderiam ser colocadas à venda e poderiam haver interessados?
Vamos fazer umas contas?
Se temos pelo menos umas 50.000 marcas abandonadas em 2008 e aplicando um
percentual baixo, digamos uns 5% destas marcas tem atrativos para tornarem-se
vendáveis, teríamos umas 2.500 marcas à venda?
Some-se um percentual idêntico para as marcas extintas (a única causa da
extinção é a falta de renovação), teríamos pelo menos umas 3.600 marcas à venda
só no ano de 2008.
Vamos pensar que estas marcas são vendidas por valores muito baixos, digamos
o custo que geraram e um ágio de 100%, falaríamos de um mínimo de R$ 3.000,00 a
R$ 5.000,00 então me explique:
PORQUE TEM TANTA GENTE RASGANDO DINHEIRO?
Vale citar que os números de 2009 são bem maiores, tanto na quantidade de
pedidos quanto nas decisões de processos, portanto devemos falar de bem mais que
os ditos 3.600 casos usados neste artigo.
Então, antes de abandonar sua marca, tente vendê-la!
Nem todas conseguem, mas se você não tentar poderá estar desperdiçando um bom
dinheiro. E você que precisa de uma marca para sua empresa ou produto, considere
a possibilidade de comprar uma marca que já esteja em processo de registro ou
registrada, poupa tempo e dinheiro, além de ser uma coisa líquida e certa, é
como comprar um bilhete premiado, não tem riscos nem dúvidas.
Claro que estamos falando de marcas sem pendências, devidamente verificadas
pela nossa equipe, para suprir esta carência no mercado estamos criando uma
divisão especializada neste tipo de intermediação, que estará apta a qualificar
previamente marcas e investidores.