Mudar de empresa não é algo fácil. O profissional deverá passar por um
importante período de adaptação, o que exige paciência. Será preciso conhecer a
equipe, adaptar-se ao ambiente, entender se os valores dele realmente se
encaixam com os da empresa e se ele de fato é capaz de entregar o que é
esperado.
A grande questão é: quanto tempo leva essa adaptação? Especialistas em gestão
de carreira concordam que não existe uma fórmula, mas, para reduzir esse tempo e
evitar ao máximo frustrações com a troca de empresa, é importante entender, da
forma mais clara possível, tudo sobre a nova empresa, sem deixar se influenciar
apenas por um salário mais interessante.
Portanto, é recomendado avaliar, durante o processo seletivo, quais as
características da nova empresa, se os valores combinam com os do candidato, se
a empresa oferece um plano de carreira que atendam aos desejos do profissional e
os demais aspectos que considerar relevante. Inclusive, conversar com
profissionais da empresa e mesmo fazer pesquisas na internet.
Feito isso e tomada a decisão de mudar de empresa, será preciso esperar
alguns meses para fazer uma análise no sentido de entender se a escolha
realmente foi assertiva. Apesar disso, as impressões já devem começar a ser
coletadas desde o primeiro dia.
De acordo com a professora do núcleo de gestão de pessoas da ESPM (Escola
Superior de Propaganda e Marketing), Fátima Motta, o profissional deve estar,
desde o começo, atento aos aspectos que julga importantes em uma empresa, pois
são essas informações que vão permitir a ele analisar se realmente fez uma
escolha certa. Dependendo do caso, essa análise pode até motivar uma nova
mudança.
Comparando com a posição anterior
É importante compreender se a nova posição satisfaz o profissional, se está
de acordo com seus valores e desejos e se vai proporcionar, por exemplo, a
segurança ou o status pelo qual ele anseia.
Fazer comparações com a posição anterior, porém, não é recomendado, analisa a
master coach da Sociedade Brasileira de Coaching, Richeli Sachetti. A coach
entende que, quando os indivíduos se deparam com algo novo, automaticamente o
cérebro recorre às experiências anteriores. Apesar de ser algo natural, o
passado é passado e, se for para olhar a posição antiga, que isso seja feito
apenas com o objetivo de melhorar a atuação atual.
Na prática, se o profissional observa que na nova empresa algum processo não
é tão dinâmico quanto era na posição anterior, ao invés de se lamentar ou ficar
na dúvida se fez a escolha certa ou não, ele deve entender quais eram os motivos
que faziam com que determinado processo andasse bem na empresa anterior e tentar
aplicar a lição na nova empreitada.
No caso da adaptação com os membros da equipe, é importante entender que isso
leva tempo. “Todo relacionamento é construído”, lembra Fátima. Ou seja, se o
profissional estiver pensando que não se deu bem com a equipe, ele precisa
avaliar que atitudes tomar para reverter essa situação e não ficar remoendo o
passado.