Em algumas empresas, além do currículo, é necessário encaminhar uma carta de
apresentação. Neste momento, é comum o profissional ficar em dúvida sobre o que
pode ser redigido, o que deve ser evitado, o tamanho do texto, entre outros.
Antes de começar a redação, é necessário avaliar a experiência do
profissional. Segundo a gerente de Projetos do Grupo Foco, Franciele Araújo, a
carta de apresentação de profissionais mais experientes deve conter objetivos
mais concretos e ações realizadas em curto prazo. Já a carta de jovens
profissionais é mais focada em metas.
A consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Daniella Correa, acrescenta
ainda que profissionais com pouca ou nenhuma experiência devem dar maior enfoque
às habilidades adquiridas academicamente, inclusive em atividades práticas ou
estágios.
Erros de português
Acima de tudo, é necessário estar atento ao português. Franciele alerta que
erros de redação prejudicam o candidato e causam má impressão.
O profissional tem de ser formal, por isso o uso de gírias é proibido. Também
devem ser evitadas formas de tratamento como “meu querido” e “ caro
entrevistador”. Outro cuidado a ser tomado é em relação ao excesso de
informações.
O que deve ser escrito?
Sobre o conteúdo, Franciele explica que a ferramenta é um breve relato do
profissional e deve abordar aspectos da área de atuação, contendo uma pequena
descrição das competências, além de informações como disponibilidade para
viagens e outros dados que não estão no currículo.
Além disso, Daniella afirma que o conteúdo deve apresentar os principais
conhecimentos práticos e teóricos adquiridos pelo candidato, com a finalidade de
atrair o selecionador a ler o currículo na íntegra. É indicado que a carta seja
limitada a uma página.
Na carta, o profissional deve ressaltar aspectos positivos, como número de
promoções que recebeu em sua carreira, nomes das empresas para as quais
trabalhou, estabilidade de emprego, resultados importantes atingidos e
declaração de habilidades técnicas específicas, por exemplo, conhecimentos no
Pacote Office e Corel Draw.
O profissional não deve incluir na carta a pretensão salarial. Esse assunto
deve ser discutido durante a entrevista de emprego.
Carta de apresentação on-line
Sobre a carta de apresentação encaminhada pela internet, a consultora da
Catho explica que não há diferença no que se refere ao conteúdo.
Entretanto, a carta on-line tem algumas vantagens, já que pode ser atualizada
constantemente, de forma ágil e prática, além de não gerar custos de impressão e
postagem.
Em relação ao destinatário, a carta deve ser encaminhada para a pessoa que
está oferecendo a vaga. Caso o profissional tenha encaminhado o currículo de
maneira proativa, já que a empresa não está com processo seletivo aberto, essa
deve ser destinada ao departamento responsável pela seleção.
Modelo de carta
Confira abaixo um modelo de carta elaborado pela Catho Online:
[Nome do Candidato]
Rua __, número __ Bairro
CEP: __ Cidade__ Estado
Telefones de contato
E-mail
Idade__ Nacionalidade__ Estado civil
Data.
Sr. __ [nome do recrutador]
Cargo
Nome da Empresa
Ref. (vaga em aberto)
Prezados Srs.,
Apresento interesse de atuação como __ em __, com habilidade e conhecimentos
para atuar em __. Descrevo abaixo algumas de minhas atribuições para que possa
fazer uma análise inicial.
Estou cursando (graduação)__, sou (cargo) em (área) e realizei cursos de
aprimoramento profissional. Tenho disponibilidade para viagens.
Minha última experiência foi na (nome da empresa), como (cargo), após __
promoções, sendo responsável por __. Anteriormente atuei na (nome da empresa),
como (cargo), atuando com __.
Neste momento, busco uma oportunidade em que possa aplicar e ampliar os
conhecimentos adquiridos durante a vivência profissional, além de desenvolver um
trabalho objetivo e gerador de resultados.
Agradeço um contato para agendarmos uma entrevista pessoal para que eu possa
descrever conhecimentos e experiências adquiridas.
Atenciosamente,
Nome do candidato