“Construa uma boa história com as pessoas. Essa é a melhor receita para gerar
boas memórias sobre você”. A afirmação é da consultora de Gestão de Carreiras da
Right Management, Carmem Velloso, sobre como se construir uma boa rede de
contatos no mundo profissional, também chamada como networking.
De acordo com ela, o termo é bastante utilizado, mas nem sempre é bem
compreendido pelos profissionais. Isso porque muitas pessoas se limitam à troca
de informações com as demais, sem pensar em manter um relacionamento, ou em
cultivar o networking. Além disso, só lembram da rede na hora de procurar uma
nova recolocação e não enquanto estão empregados.
“Converse, troque ideias, se apresente, explique os seus objetivos e tenha
certeza que a pessoa que está recebendo as informações compreendeu seus
objetivos e a sua atuação profissional”, explicou a consultora.
Contato virtual x pessoal
Carmem afirmou que, com a correria, os profissionais acabam por
recorrer apenas aos contatos virtuais, mas que é preciso realizar pessoais.
“Usar a tecnologia e a disseminação das redes sociais é importante, sem dúvida,
mas o contato presencial continua sendo a melhor maneira de aplicar o
networking. Reserve um horário para rever aquela pessoa que não encontra há
algum tempo”.
Confira, abaixo, algumas dicas de Carmem para a construção de um networking
adequado
- Estabeleça um assunto em comum;
- Torne-se uma pessoa interessante, estando bem informada;
- Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências;
- Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada;
- Conduza as conversas;
- Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa esteja
recebendo a informação corretamente;
- Certifique-se de que a pessoa entendeu suas intenções;
- Seja você mesmo;
- Partilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre elas;
- Em contatos por telefone, pergunte a disponibilidade do ouvinte naquele
momento. Caso esteja ocupado, ligue novamente, já que existem pessoas que
esquecem de retornar as chamadas;
- Esteja sempre pronto para ajudar;
- Mantenha o canal aberto para novos contatos;
- No caso da busca de recolocação, tenha controle das pessoas com quem
conversou, quando e o que foi dito;
- Cuide da história que você está construindo.