Com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas necessitam do trabalho
de um profissional responsável pela comunicação visual, que terá o objetivo de
inserir aquela marca na "cabeça" dos consumidores.
É o caso do designer gráfico, que irá desenvolver todas as artes visuais da
organização, desde o desenvolvimento do site até a personalização da marca e
logo e a criação de folders, anúncios e catálogos.
“Creio que somente um profissional qualificado poderá, de forma eficaz,
transformar conceitos abstratos e produtos físicos em linguagem visual, visando
a comunicação estratégica de uma marca”, afirma o publicitário e designer da
Link Portal da Comunicação, Ed Coelho.
Para Coelho, a comunicação visual é necessária para manter o diálogo com o
público e facilitar a identificação da empresa em diversos meios de informação.
Planejamento é a alma do negócio
Determinante para toda a reformulação e identidade visual da empresa, o trabalho
do designer é essencial ainda na fase de preparação da marca.
“O planejamento é fundamental para atingir os objetivos pretendidos para as
peças gráficas. Por isso, o apoio de um profissional gabaritado é de extrema
importância para evitar que ocorram erros”, diz Coelho.
De olho nas vendas
De acordo com o publicitário, o envio de e-mail marketing para clientes
cadastrados tornou-se uma maneira eficiente de atrair consumidores. Para isso, o
designer deverá criar de maneira criativa uma arte para as mensagens.
De modo a melhorar a comunicação interna, boletins informativos impressos ou
eletrônicos podem ser a saída. No caso da comunicação externa, além dos anúncios
promocionais, é imprescindível que a organização elabore folders dos produtos e
seu perfil institucional.
“Esses instrumentos elaborados por um designer gabaritado contribuem para que
a divulgação dos produtos e serviços da empresa estejam alinhados com a imagem
da instituição”, ressalta Coelho. “O designer não deve focar só no que foi
pedido, mas sim naquilo que o cliente necessita como solução”.