Alguns candidatos que vem a nossa Consultoria, sempre me perguntam se
realmente a aparência é assim tão importante para a carreira ou para se
conseguir um bom emprego. Muitos reclamam que afinal os colaboradores deveriam
ser analisados por suas competências, e não pelo que vestem ou pelo corte de
cabelo.
Nada mais correto – as competências e habilidades do colaborador devem sim
ser essenciais na análise de seu desempenho. Mas seria bobagem negar que a forma
como uma pessoa se apresenta é muito importante e conta valiosos pontos.
Os profissionais precisam entender que na realidade, vendem seu
serviços para as empresas – e essa relação atende pelo nome de "emprego".
Como qualquer venda, seja de produto ou serviço, a embalagem e sua apresentação
tem sim um peso grande na escolha. Porque a dificuldade de aplicar isso à
entrevista em um processo seletivo?
Quando você vai adquirir um produto alimentício ou cosmético por exemplo,
quer chegar ao supermercado e encontrar o que procura devidamente embalado,
limpo, lacrado, bem conservado . Os departamentos de Marketing das empresas
estão sempre preocupados em atualizar as embalagens e passar uma mensagem de
cuidado, além de constante atualização.
Gastam-se milhões em novos desenhos de embalagens, propaganda, promoções etc
a fim de incrementar os resultados de um produto ou serviço.
Vejo que os profissionais tem certo preconceito quando o assunto é aparência,
porque com isso acham que o que estamos afirmando é que só os belos e os que se
vestem na última moda é que tem maiores chances no mercado.
Nada mais equivocado.
Vestir-se adequadamente não significa gastar rios de dinheiro – trata-se de
gastar inteligentemente e usar o bom senso para vestir-se em sintonia com a
função que ocupa e o ambiente em que trabalha. Um cabelo bem cortado, unhas
aparadas e limpas, barba bem feita no caso dos homens, no caso das mulheres
pouca maquiagem e acessórios sem exagero são regras de ouro.
Está na hora desses profissionais entenderem que investir no seu visual passa
uma mensagem muito clara às outras pessoas. Se você vai ao trabalho usando um
jeans rasgado (mesmo que esteja na moda), roupas justíssimas, decotadas, cabelo
despenteado, sapatos sujos, que tipo de mensagem está passando?
Guarde a roupa da Balada para usar na Balada. Trabalho é lugar de
resultado e onde você vende seus serviços para que uma empresa possa funcionar e
com isso gerar lucro. Jovem ou senior, belo ou não, você tem que cuidar
da imagem que está passando porque isso pode fazer toda a diferença na sua
carreira.