Erros e acertos fazem parte da carreira de qualquer profissional. Lidar com o
sucesso não requer muito esforço por parte do profissional. Entretanto, para
saber lidar com os erros, é necessário estar preparado.
A gerente de Comunicação da Catho Online, Carolina Stilhano, explica que a
primeira atitude que o profissional deve ter ao errar é assumir o que fez. “A
pessoa deve chamar a responsabilidade para si”. Por isso, não é indicado culpar
os colegas, o chefe, o cliente ou o fornecedor.
Quem admite ter errado é considerado um profissional com mais maturidade. Mas
não basta somente reconhecer o problema. Sugerir soluções e colocar-se à
disposição para ajudar é fundamental. “Quem erra e tenta ajudar a resolver a
questão é visto como um profissional comprometido com a empresa”, declara
Carolina.
Analisar a situação
Após errar, é indicado que o profissional reflita sobre o erro,
analisando a situação em que estava e o que levou a errar. Segundo a
especialista, geralmente, os erros acontecem por falta de atenção ou de
comunicação.
Caso o profissional não consiga fazer essa avaliação sozinho, é aconselhável
que ele converse com o gestor direto ou até mesmo com os colegas. De acordo com
Carolina, nesta ocasião, o líder deve orientar o profissional. “O gestor também
erra, mas como ele tem mais experiência, pode ajudar”, diz
Emocional
É comum também o profissional ficar envergonhado, com a autoestima
baixa e perder um pouco da confiança, dependendo da gravidade do erro. Esses
sentimentos não devem acompanhar o profissional em sua carreira.
Caso a situação se estenda por mais tempo, é indicado que a pessoa procure um
profissional especializado, como um coaching ou até mesmo um psicólogo. “De
todas as experiências ruins é possível tirar um aprendizado”, finaliza Carolina.