É comum, ao final de cada ano, as pessoas fazerem uma lista de promessas que
pretendem realizar no ano que se aproxima. Muitas vezes, estes pedidos não se
concretizam. E como fazer para que os desejos de Réveillon tornem-se reais?
Segundo o professor de MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas), Cláudio Tomanini,
para atingir os objetivos, é preciso ter um plano de ação com estratégia
definida, além de ter metas possíveis de serem realizadas.
“É como fazem nas empresas. O planejamento de 2010 já está traçado há muito
tempo, baseado nos resultados atingidos em 2009, nos resultados da concorrência,
nas inovações recém-chegadas ao mercado e nas estratégias traçadas para atingir
determinados patamares”, afirmou Tomanini.
Respostas reais
Para empreendedores ou profissionais que almejam grandes mudanças em seus
setores de atuação em 2010, vale o mesmo conselho. “Pergunte-se: onde quero
chegar com o meu negócio? Onde devo inovar? Quanto posso investir no primeiro
trimestre? Quanto quero crescer. São justamente as perguntas que o levarão à
busca de respostas reais”, explicou Tomanini.
De acordo com o professor, atingir as metas é o resultado de um trabalho bem
feito e não de sorte. “Metas são diferentes de sonhos, e precisam ser tratadas
como tal”, ressaltou Tomanini.