Todos os anos no Brasil existem milhares de pequenas empresas empreendedoras
e na sua maioria, familiares, que abrem e fecham as portas. Existem empresas com
mais de 40 anos no mercado, que tentam, tentam e tentam, mas não conseguem
ganhar uma maior amplitude de mercado, não conseguem vender seu produtos e
conquistar novos clientes. Por que isso acontece? A resposta é simples.
A cultura de uma educação corporativa no cenário brasileiro é fraca. Houve
muito falar em empreendedorismo, em especializações, mas pouco em educação
corporativa. Atuando em pequenas empresas familiares e algumas empreendedoras
pude observar, que em sua maioria, a importância a educação corporativa é
mínima, a maioria dos chefes e/ou líderes se prendem a questões como o valor da
conta telefonica ou porque ta faltando R$ 2,00 no caixa, existem também aquele
chefe que chega 5 minutos mais cedo só pra observar qual funcionários ta
chegando cedo ou mais tarde.
As consequências são claras, as empresas não crescem, ficam paralisada no
tempo ou vão a falência. Líderes assim geralmente não aceitam soluções de um
subordinado para tal problema ou sugestões para melhoria da empresa, se eles
tivessem preocupados em procurar novas soluções para melhoria da empresa,
buscando novos mercados, lendo, aprendendo, treinando, melhorando a educação
corporativa da empresa e preocupados com a qualidade de vida de seus
funcionários, certamente iriamos ter empresas brasileiras de qualidade, com um
melhor mercado de atuação.