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Vendas - Faça pós-vendas pra valer! 

Data: 08/03/2010

 
 

Pós-vendas é o tipo de assunto que ainda deixa muito a desejar. São poucos os vendedores que fazem uma pós-venda de qualidade e infelizmente a visão imediatista e de curto prazo ainda predomina na mentalidade e nas ações de nossos profissionais.

Pós-vendas não é término, mas sim o recomeço de uma nova venda, de um relacionamento que pode e dever ser de longo prazo, seja por meio de uma nova venda, oferecer um serviço agregado ou receber indicações para prospectar novos clientes. Vamos pensar juntos em como melhorar esse quesito para que logo, logo, ele receba uma nota deeeezzzzzzz.

Certifique-se de que esteja tudo certo. Logo após a venda e entrega do produto procure ter certeza de que esteja tudo a contento. Ligue para o seu cliente e pergunte se precisa de algo, se tem alguma dúvida ou se o desempenho do produto está satisfatório. Faça com que ele tenha a certeza de que fez um bom negócio e assim fique mais seguro e certo de que comprou da pessoa certa. Arranje um tempo na sua agenda para cercar de cuidados e carinho aquele que paga o seu salário.

Conheça bem o processo de assistência técnica da sua empresa.
Sempre esteja em contato com esse pessoal, eles também fazem parte da equipe de vendas e são um elo importante nessa corrente. Além de estudar e conhecer bem o aspecto técnico do seu produto é importante conhecer a fundo quais são as políticas e diretrizes que sua empresa tem em relação a troca, devolução e consertos. Nada de "isso não é comigo!" Tudo o que tem a ver com o seu cliente é um problema seu!

Resolva as pendências. Procure começar o dia resolvendo sempre os pepinos. Você está mais disposto e deve aproveitar o começo do dia para negociar prazos e condições para a solução dos problemas. Procure estar informado sobre o andamento e em quê "pé" está à situação daquele problema do seu cliente. Seja empático e coloque-se no lugar do cliente, assim você logo vai resolver toda e qualquer pendência e deixar o seu cliente muito mais satisfeito.

Venda as novidades primeiro para os seus clientes atuais. O cliente quer se sentir especial! Por isso sempre que tiver algo novo, mostre e ofereça primeiro àqueles que sempre compram de você. Faça com que eles sejam os primeiros a saber, a tocar, a provar, a ter a possibilidade de comprar antes do que os outros. Pós-vendas bem feita é a oportunidade ideal para reiniciar um novo processo de compra e mais lucros para o seu bolso.

Entre em contato! É impressionante como os profissionais de vendas perdem oportunidades de ouro para serem lembrados. Nunca deixe de se comunicar com o seu cliente seja por telefone, e-mail, carta, mala direta. Aproveite as datas comemorativas como aniversário, data de aniversário da compra do produto, envio de informações e artigos que podem ser de interesse do cliente ou simplesmente para perguntar se está tudo ok. Faça aquilo que chamo de contatos preventivos e não os contatos corretivos. O contato corretivo acontece quando a empresa liga para saber o motivo de tanto sumiço. É quando percebemos que o Seu João não tem mais comprado da gente, faz tempo que ele não aparece e ligamos para saber o por quê. Aí já era! Já comprou de outro!

Previna-se e tome a vacina contra pós-venda mal feita já! O resultado é imediato e tem efeito de longo prazo para gerar bons resultados para o seu negócio. Políticas e táticas de pós-venda devem fazer parte da cultura de qualquer organização, devem estar no manual de qualquer bom vendedor e assim ser um dos grandes motivos para que nosso cliente possa sempre confiar, indicar e logo voltar a comprar da nossa empresa.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Paulo Araújo
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