Como seus principais esforços publicitários afetam as opiniões de seu
público-alvo e nem sempre criam uma ação imediata (pelo menos não inicialmente),
você também precisa planejar as promoções especiais que encorajarão a
ação rápida. Uma promoção, diferentemente do anúncio, é baseada em incentivos
para a ação, como uma venda dois-em-um, um desconto no preço ou um brinde na
compra. As promoções são úteis para encorajar os clientes em potencial a
experimentar seu produto e esperançosamente aumentar a sua base de clientes
leais.
Veja alguns exemplos de tipos de promoção usados pelos marketeiros
atualmente:
- preço de venda com desconto
- cupons
- amostras
- descontos on-pack e in-pack ou até mesmo descontos sobre os mostruários
dos pontos de venda (mensagens promocionais ou de resposta direta impressas
na embalagem são caracterizadas como on-pack; já aquelas colocadas dentro da
embalagem são in-pack)
- abatimentos
- brindes, tanto na embalagem como enviados por correio
- sorteios/jogos
- embalagens
- eventos
É importante observar as promoções da concorrência, mas cuidado em reagir com
o mesmo tipo de promoção. É fácil perder participação de mercado quando se usa
promoções em excesso. Os clientes começam a comprar apenas quando seu produto
está em promoção. Uma estratégia melhor é manter o preço do produto competitivo
em primeiro lugar, e depois usar uma parte do dinheiro que você teria de gastar
com promoções para melhorar os produtos ou aumentar a publicidade. Se seu
produto for melhor e você o tiver anunciado, então o cliente pode estar mais
inclinado a comprar o seu produto mesmo se o da concorrência for mais barato.
Quero dizer, menos caro.
As promoções de vendas estão garantidas em seus esforços de marketing. Apenas
lembre-se de evitar promoções fracassadas. Elas são:
- Fazer a mesma promoção mais de duas vezes. Por alguma razão, o número
mágico é dois (para as promoções que funcionam da primeira vez, de qualquer
forma).
- Promoções chatas. As pessoas vão cochilar com um concurso que não parece
se encaixar com o posicionamento do produto. Se não há ligação, geralmente
não vai funcionar.
- Ofertas de brindes. "Envie três comprovantes de compra mais US$ 3,99
para receber este ótimo organizador de cupons!" Muito usado e geralmente
desapontador para o cliente.
- Muita promessa enganadora. Não faça o consumidor pensar que eles serão
vencedores sempre que abrirem um refrigerante.
Exatamente como tudo o mais em seu mix de marketing, suas promoções tem de
estar alinhadas com o seu objetivo e sua mensagem de marketing ou posição. Para
criar promoções que funcionam, você deve ter isto em mente e se colocar no lugar
do cliente. O que o entusiasmaria sobre um produto ou serviço? O que seria
divertido e o faria sentir que você realmente tem uma chance de vencer? O que
você pode ganhar que o faria aumentar o seu conceito sobre o produto promovido?
Qual é o prêmio mais desejado?
Depois de ter algumas idéias, certifique-se de torná-las simples de
registrar, forneça boas probabilidades e tenha uma idéia exclusiva que seja de
grande interesse para o seu mercado.