Os jovens brasileiros precisam entender mais do mundo profissional, por meio
de experiências no mercado de trabalho, do que apenas ter conhecimentos
acadêmicos, segundo o autor e consultor corporativo, Max Gehringer.
"Há habilidades que não se aprendem na escola. Os jovens precisam ter contato
com profissionais que estejam no mercado, ouvi-los e conhecer sua experiência",
ressaltou Gehringer.
Especialização
De acordo com o consultor, o crescimento do número de faculdades facilitou o
acesso das pessoas ao Ensino Superior. Esta popularização da graduação fez com
que os estudantes buscassem ampliar seus conhecimentos, por meio da
pós-graduação e do mestrado. Porém, ele ressaltou que "uma tonelada de estudos
não compensa um quilo de experiência".
Outro ponto ressaltado por ele é o aumento da exigência das empresas na
qualificação dos profissionais na hora do preenchimento das vagas.
Exemplo disso é a contratação de caixas de banco. Na década de 1970, eles
deveriam ter como pré-requisito somente o Ensino Fundamental, enquanto hoje é
exigido curso superior completo e conhecimentos de inglês e informática.
Estágios
A maneira mais fácil de o jovem ganhar experiência no mercado de trabalho é por
meio do estágio. "Esse aprendizado é vital para o desenvolvimento das pessoas,
empresas e do País", afirmou o diretor-geral do IEL (Instituto Euvaldo Lodi),
Paulo Afonso Ferreira.
Para o jornalista Gilberto Dimenstein, os estagiários são responsáveis por
manter as companhias aprendendo continuamente.
"O estágio não é um favor do empresário para o estudante. Muito pelo contrário:
são os alunos que prestam um favor para a empresa", explicou, segundo a Agência
CNI.