Não dá mais para contratar profissionais pensando apenas nas necessidades
imediatas da organização. "Hoje as empresas precisam ter uma visão de médio e
longo prazos", garante a diretora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da
Career Center, Marlyse Matheus.
A mesma regra de ouro vale para a gestão dos funcionários atuais da empresa. É
necessário visualizar as possibilidades de cada um dos profissionais no longo
prazo. "A empresa deve questionar: onde estou hoje? Qual meu posicionamento no
mercado, com relação à concorrência? Aonde quero chegar daqui a alguns anos? A
partir daí, ela pode fazer contratações melhores, bem como implementar uma
gestão mais eficaz do capital humano", explica a especialista.
O segredo é ter a clareza acerca das competências de cada profissional que podem
beneficiar a organização em um cenário futuro, daqui a cinco anos, por exemplo.
Já imaginou se a empresa começa a crescer e não tem profissionais com as
competências necessárias para segurar essa expansão? Sem o capital humano
adequado, é difícil atingir um bom posicionamento frente aos concorrentes.
Como fazer isso?
Uma das formas de alinhar a gestão do capital humano - do momento da contratação
ao desenvolvimento do profissional - é o assessment, ferramenta que
fornece subsídios para o autodesenvolvimento e que pode ser implementada com
base nas competências.
Trata-se de uma avaliação que contribui para a tomada de decisões em processos
seletivos internos ou admissionais, ajudando na identificação de profissionais
com potencial, bem como as necessidades de melhoria dos funcionários, no geral.
O objetivo é ter uma equipe de profissionais cujas capacidades estejam de acordo
com os resultados esperados pela empresa, no médio e no longo prazos. Além
disso, possibilita desenvolver talentos internos, para que eles possam gerenciar
a própria carreira. "Por meio do programa de assessment, é possível utilizar o
que o profissional tem de melhor, bem como desenvolver seus gaps", diz Marlyse.
Como funciona
Funciona desta maneira: o profissional passa por testes online e entrevistas,
capazes de mapear seus interesses e valores. São buscadas evidências de suas
competências, por meio de investigação de fatos vividos, suas perspectivas para
a carreira, entre outros aspectos. "O nível de acerto é alto. O método
possibilita encontrar as pessoas certas para o lugar certo", garante a diretora
de Desenvolvimento.
"Supondo que a empresa tenha a meta de crescer, já no processo seletivo
questionamos o quanto cada candidato pode ser inovador e criativo, de maneira a
contribuir com as mudanças a serem sofridas pela empresa, futuramente", resume.