Entrar em um novo emprego sempre cria muitas expectativas na pessoa,
principalmente, nas primeiras semanas. Vem a tensão de buscar fazer tudo certo,
aquele “friozinho na barriga” e saber como será o relacionamento com os demais
colegas de trabalho e seus superiores.
Nesse momento, existem pontos que podem influenciar de forma positiva ou
negativa esse início. Fatores como atitude, gerenciar bem o tempo, transmitir
uma boa imagem, trabalhar em equipe e pontualidade, são quesitos bem analisados
pelos chefes nas primeiras semanas.
Para ensinar as melhores maneiras para o recém-contratado se dar bem no novo
emprego, o Portal Administradores entrevistou o professor da UERJ, Julio Sergio
Cardozo, consultor em gestão corporativa e “coaching” para executivos e autor de
diversos artigos sobre gestão de negócios. Confira!
1) Ele está empregado. Agora, qual o segundo maior desafio a ser
vencido?
O desafio agora é se "enturmar", ser aceito, fazer parte do grupo e conseguir as
coalizões necessárias para progredir no novo emprego.
2) Quais são as principais dicas para o recém-contratado obter o máximo
da sua nova oportunidade?
Prestar muita atenção no protocolo, muito das vezes não escrito. Refere-se ao
comportamento dos demais e procurar não ser muito diferente. Pautar o seu
comportamento por humildade, vontade de colaborar e estar sempre pronto para
executar o que for solicitado com dedicação e afinco. Procurar se relacionar bem
com os pares e superiores hierárquicos, aprender o modelo de liderança dos seus
chefes e descobrir o que o chefe mais valoriza.
3) Quais as cinco principais aptidões necessárias para se dar bem em
qualquer empresa?
Ética, espírito de colaboração, motivação, alegria e ambição para crescer.
4) Como administrar o tempo a seu favor?
O tempo é uma variável inelástica, isto é, não se recupera o tempo perdido.
Procurar racionalizar as tarefas a ponto de executá-las no menor tempo possível
e sempre aproveitar o tempo eventualmente disponível para aprender mais sobre a
empresa, estudar para aperfeiçoar ou adquirir competências. Sempre que possível
procure o chefe para conversar sobre como ajudar ainda mais a empresa a
conseguir os resultados desejados.
5) Como moldar a imagem profissional correta dentro dos paramentos da nova
empresa?
Prestar atenção nos demais e ver como eles agem. Fazer as perguntas pertinentes
durante as sessões de engajamento. Normalmente, as empresas têm eventos para
novos funcionários famializarem com as regras, normas e protocolos.
6) O trabalho de equipe é fundamental para demonstrar o seu potencial. O
que fazer quando não se está integrado a alguma equipe?
Descobrir porque não está se integrando, conversando francamente com o chefe.
Pode ser que o problema seja da própria pessoa. Em alguns casos, é melhor
procurar outro lugar. É uma decisão exclusivamente pessoal. Não se deve ficar em
um lugar onde não se está feliz.