Os investimentos cada vez mais focados em melhorias e aperfeiçoamento da
qualidade técnica de produtos e serviços deixam de lado uma alternativa
acessível que destaca de maneira imediata um diferencial a qualquer negócio e
cria a preferência do público alvo: o atendimentoApostar no
desenvolvimento da melhor técnica/nova fórmula para diferenciar-se no mercado,
implica muitas vezes não apenas num alto investimento à longo prazo, mas como
também evidencia-se que a novidade dura pouco, já que logo a concorrência se
encarregará de igualar ou aprimorar o “novo”. E o que é mais perturbador: a
possibilidade de inovar na qualidade técnica, com o tempo, fica cada vez mais
difícil.
O atendimento, além de agregar valores ao que está em oferta, possui efeito
imediato sobre os clientes e sabemos que são necessários poucos minutos para
obter um feedback positivo ou negativo do cliente.
Certo dia, entrei numa loja de roupas que vou com certa frequência e descobri em
poucos minutos o motivo que me transporta a essa continuidade: sabem quem eu
sou, que eu gosto de cappuccino, que eu acabei de viajar e o tipo de roupa da
minha preferência, e tinham inclusive reservado uma peça em consonância com
minhas preferências, o que traduz, sem dúvida, um bom atendimento e, ainda por
cima, personalizado. E olha que eles não tomaram conhecimento sobre estes
assuntos com um questionário, mas sim no atendimento.
A percepção das necessidades do cliente está nas estratégias que a empresa traça
e, sobretudo, em sua organização: o modelo de capacitação dos profissionais e
quanto formal é o atendimento.
O desenvolvimento dos funcionários emerge como necessidade contemporânea em
destacar a empresa diante de um público cada vez mais exigente e informado. Ter
apenas o conhecimento de produtos/serviços não é nenhuma preciosidade para a
empresa, uma vez que a internet possibilita um leigo curioso aprofundar-se
naquilo que deseja saber e assim exigir que a empresa não só saiba como
tratá-lo, mas que o compreenda além de suas necessidades.
E ainda, a praticidade em obter-se o que deseja é fundamental para o cliente e,
por conseguinte essencial na empresa, devendo posicionar-se sem muita
formalidade, evitando processos burocráticos.
Para uma série de perguntas, a resposta é simples e objetiva. Você já voltou a
algum lugar onde o atendimento foi mediano ou optou por estar com quem realmente
te trata bem? Transporte essa realidade para sua rotina profissional e descubra
que a forma como o mercado enxerga sua companhia é diretamente proporcional ao
que realmente faz por ele.