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Carreira / Emprego - Confira 10 dicas para namorados que trabalham na mesma empresa 

Data: 11/06/2009

 
 
Em uma convivência diária, durante um longo período, é comum que os profissionais acabem iniciando relacionamentos amorosos com colegas de trabalho.

"As pessoas passam 10, 12 horas no trabalho, e acaba sendo natural que elas encontrem dentre seus colegas alguém por quem se interessem para um relacionamento a dois", diz o especialista em carreira e presidente do site Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri.

No entanto, o profissional precisa tomar alguns cuidados ao inciar um relacionamento com um colega de equipe. O primeiro passo, segundo Abrileri, é verificar se a empresa possui uma política de conduta específica sobre esse tema.

Dicas
Caso não existam regras de comportamento para esse caso, o especialista destaca 10 dicas para não erra:
  1. Observe a cultura da empresa - Antes de o profissional pensar em se envolver com alguém do trabalho, é preciso investigar como a organização procede nesses casos. Se há um histórico negativo sobre o assunto, cabe ao profissional evitar que a sua situação particular seja tratada como um caso reincidente;
     
  2. Trabalho é prioridade - O profissional precisa ter em mente que o ambiente de trabalho é para trabalhar. Por isso, o ideal é evitar qualquer interferência pessoal no desempenho profissional. Cabe ao casal colocar esta situação de maneira leve e clara;
     
  3. Saiba diferenciar - Abrileri alerta que é importante o profissional saber distinguir uma paquera (situação quando há trocas recíprocas de olhares e gestos que conotam uma atração) de um assédio (uso de poder para forçar a pessoa a uma determinada situação);
     
  4. Não misture! - Quando profissionais se envolvem em um relacionamento amoroso, há um risco do trabalho invadir os assuntos pessoais e vice-versa. Por exemplo: uma opinião contrária sobre determinado assunto pode ter reflexo no relacionamento. Por isso, é importante separar os assuntos. Neste caso, o especialista aconselha uma boa conversa entre o casal;
     
  5. Conselhos - Se algo negativo sobre o relacionamento está sendo dito, certamente o casal envolvido será o último a saber. Então, uma boa forma de medir isso, na opinião de Abrileri, é pedir conselhos para pessoas de confiança da empresa. Além disso, se há algo errado com a imagem que a equipe faz do relacionamento, o segredo é que o casal aja de maneira ética, buscando mais discrição;
     
  6. Rupturas - Se o relacionamento amoroso acabar, é importante que o profissional não fale mal do parceiro;
     
  7. Não divulgue - O profissional não precisa esconder que está namorando com alguém da equipe, mas também não é indicado ficar comentando para todos. Se o profissional for questionado por um superior, não há porque esconder. O especialista alerta apenas que o casal deve combinar o que dizer nessas situações;
     
  8. Namoro entre pessoas do mesmo departamento - Nessas situações, o casal deve ter muito cuidado e combinar como irão agir durante o expediente, para evitar situações constrangedoras;
     
  9. Namoro com superiores - Nesse caso, o casal precisa definir que postura adotar. A situação é bastante delicada, porque se o líder promove o profissional que ele se relaciona por competência, nem todos irão acreditar que esse é o motivo, o que pode acarretar em conflitos na equipe. Logo, essa situação precisa ser revista;
     
  10. Discrição - Abrileri finaliza ressaltando que a postura do casal no ambiente de trabalho deve ser discreta em todos os sentidos. Com essa atitude, o casal evita os comentários indesejados).


 
Referência: InfoMoney
Autor: Luana Cristina de Lima Magalhães
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :