Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Condomínio (ABC): Dicas para diminuir despesas e evitar riscos 

Data: 30/05/2007

 
 

Dicas para diminuir despesas e evitar riscos

Agindo de acordo com as leis em vigor, dando cumprimento à convenção e regulamento interno e procurando atuar com bom senso respeitando os direitos individuais e assumindo a sua responsabilidade ao cumprimento dos deveres e obrigações estabelecidas, com certeza o seu "Viver em Condomínio" será bastante agradável. Participe do dia a dia do condomínio, auxiliando vizinhos e o síndico na administração do prédio. Faça críticas quando cabíveis, mas também apresente sugestões como:

  • Estudo voltado à utilização racional da água, evitando desperdícios e vazamentos. Limpeza das caixas d'água regularmente e tratamento da água das piscinas. Cadastramento da edificação por unidade familiar na Sabesp.
     
  • Vistoria periodicamente a parte elétrica, hidráulica da edificação e de gás.
     
  • Verificação do cumprimento das normas municipais e estaduais quanto à segurança da edificação (extintores, seguros, sinalização, elevadores etc.).
     
  • Realização de pesquisas de preços na aquisição de produtos, principalmente de limpeza, e a sua guarda em local seguro; Controle de entrada e retirada, evitando, desta forma, furtos, desvios ou desperdícios.
     
  • Análise prévia dos contratos, inclusive os de prestação de serviços que forem assinados em nome do condomínio.
     
  • Exigência de emissão de notas fiscais ou recibos em nome do condomínio, quando da compra de materiais e execução de serviços.
     
  • Manutenção atualizada e em local seguro dos livros contábeis, notas fiscais e recibos que comprovem pagamentos.
     
  • Programação e realização de campanhas educativas ( material reciclado, limpeza, fumo, drogas, bebidas etc.). Mobilização para implementação dos programas.
     
  • Evitar atraso no pagamento das contas, que acarretam multas e aborrecimentos.



    Para fazer valer seus direitos, os condôminos, inquilinos ou proprietários devem cumprir normas de comportamento, respeitar o direito dos moradores, funcionários e vizinhos, cumprir suas obrigações, zelar pelo bem privativo e comum e principalmente participar efetivamente das assembléias contribuindo para o aprimoramento das relações condominiais.


  •  
    Referência: Fundação Procon-SP
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :