Depois de um ano corrido de trabalho, o cansaço vem à tona. Para relaxar e
fugir um pouco do ambiente corporativo, você decide pedir férias. Mas, ao fazer
a solicitação, surge a descoberta: há mais pessoas da equipe que também fizeram
o mesmo pedido. E agora, como o líder pode resolver esse dilema?
Na opinião da professora do MBA (Master Business Administration) de Recursos
Humanos da BBS (Brazilian Business School), Silvana de Mello, o gestor precisa
ter um planejamento para o ano inteiro. "O certo é o líder analisar cada membro
da equipe. Se a pessoa é casada e têm filhos, é natural que ela queira tirar
férias nos períodos de recesso escolar".
Critérios para as férias
Para que as férias sejam democráticas a todos os funcionários, Silvana aponta
algumas saídas que podem auxiliar o chefe na decisão e no planejamento. "Uma
forma de ser correto é fazer um rodízio, ou seja, se o colaborador tirou férias
em julho, no próximo ano, ele terá o recesso em outro mês. Outra alternativa é
pedir para que o profissional divida as suas férias em partes".
Entretanto, a professora ressalta que o critério "tempo de casa" não é um modo
eficaz e democrático de decidir as férias de um membro da equipe. Por exemplo:
uma pessoa com dois anos de empresa quer tirar férias em julho por causa de seus
filhos. Outra tem 20 anos de empresa e quer a mesma coisa. O mais usual seria
atender ao pedido da primeira.
Resistência do líder
Atualmente, o líder tem muita dificuldade em aceitar que os membros da sua
equipe tirem férias, pelo fato de que só há uma pessoa para fazer determinada
atividade. Entretanto, na visão da professora, o gestor precisa ter em mente que
as férias são importantes para o seu funcionário, pois lhe propicia qualidade de
vida.
"O momento de férias de um colaborador pode ser para o líder um período de
estratégia inteligente, no qual ele testa outros membros da equipe em atividades
diferentes. Desta forma, há um ganho de competência nova, já que outras pessoas
exercerão funções diversas".
Ao profissional
Para aqueles colaboradores que completaram um ano de serviço prestado, Silvana
aconselha que ele se posicione e converse com o seu gestor, expondo as suas
necessidades de um tempo para descansar. "Fale para o seu líder que você
pretende tirar férias com, no mínimo, seis meses de antecedência, para que ele
possa se planejar com o departamento de Recursos Humanos".
Com as férias marcadas, chegou a hora de planejar o seu tempo de ausência na
empresa. "Monte um cronograma, adiante suas atividades programadas para o
período de férias ou ensine a pessoa que irá ficar no seu lugar. Seja
comprometido e responsável, assim a empresa não sentirá tanto a sua ausência nem
terá problemas".