No ambiente de trabalho, quando alguém tem uma dúvida na atividade, recorre a
você para perguntar sobre o assunto? Antes de tomarem determinadas atitudes, os
colegas da sua equipe costumam consultá-lo? Já viu alguém copiar uma atitude
sua, ou uma forma que realizou seu trabalho? Se você se depara com esse tipo de
situação a todo o momento, pode ter certeza: você é uma referência para a
equipe.
Enfim, de acordo com o gerente da Robert Half, Fabio Saad, "quando as pessoas o
respeitam e ouvem com atenção o que você diz, com o objetivo de aprimorar o
próprio trabalho, além de o recomendarem a outras pessoas e promoverem suas
realizações ou postura, de forma natural", pode-se dizer que você é uma
referência no trabalho.
Já para o diretor executivo do Grupo Soma, Arlindo Felipe Jr., o profissional é
uma referência quando ele tem autoridade moral, o que pode ser percebido por
meio de consultas dos colegas, validação, verificação, de maneira formal ou
informal.
"O profissional referência tem um comportamento natural no domínio do assunto,
normalmente suas soluções ou opiniões são com base em fatos e não "by the book"
- nada contra auxílio teórico, é que nos momentos mais críticos ou mais
importantes, nem sempre encontramos as respostas nos livros e sim na competência
do capital humano".
Profissional referência: quem é ele?
Ele não é necessariamente o líder da equipe, uma vez que qualquer um pode ser
uma referência para um determinado assunto. Por esse motivo, pode causar ciúmes
até mesmo na liderança.
De acordo com Saad, em caso de referência positiva, o profissional pode causar
sentimentos ruins nos colegas de trabalho, como ciúmes, inveja, raiva e etc.
"Neste caso, a referência precisa saber lidar com isso. Manter a humildade pode
amenizar os impactos desses sentimentos", afirmou o gerente.
Saad ainda afirmou que ele não é, necessariamente, aquele que está há mais tempo
na empresa: "a referência é atemporal", explicou.
Como chegar lá?
Para se tornar um profissional referência em qualquer empresa pela qual passar,
o importante é "trabalhar com dedicação, buscando sempre o melhor para a
empresa, ser ético e promover os resultados importantes para o grupo", nas
palavras de Saad.
Por isso, para se tornar uma referência, é necessário um tempo mínimo para as
pessoas o conhecerem e ao seu trabalho. Nem sempre quem chega na companhia já é
uma referência, a não ser que tenha muito reconhecimento na área em que atua.
De acordo com o diretor executivo do Grupo Soma, isso acontece de forma natural.
O profissional referência gosta do que faz e é aplicado na absorção de novas
informações técnicas, porque sente prazer na realização de suas atividades,
comportamento que é percebido naturalmente.