Fazer a manutenção do carro é importante para evitar um consumo maior de
combustível ou que ele quebre no meio da rua, mas é preciso ficar atento à
periodicidade com que cada item deve ser verificado, para garantir o bom
funcionamento do veículo.
Alguns procedimentos são muito simples e podem ser feitos pelo próprio
motorista; já outros exigem conhecimentos especializados e a procura de uma boa
oficina mecânica.
Variação
De acordo com publicação da Pro Teste - Associação de Consumidores, alguns itens
exigem a checagem semanal, como os lavadores de vidro, nos quais é preciso
verificar a necessidade de completar a água e colocar um pouco de detergente
próprio para veículos. Também é necessário verificar o ar dos pneus, lembrando
que a calibragem deve ser feita com os pneus frios, ou seja, que tenham rodado
no máximo três quilômetros. Pneus murchos podem aumentar os gastos com
combustível, já que faz com que o carro consuma mais.
Os níveis de água e de óleo do motor também devem ser verificados semanalmente.
No primeiro caso, caso esteja com nível baixo, é necessário adicionar água com
líquido de arrefecimento na proporção recomendada pelo fabricante. No caso do
óleo, verifique no manual a localização da vareta, limpe-a e volte a colocá-la
no lugar. Retire novamente e verifique o nível. Se estiver baixo e ainda não
chegou o período de troca, complete com um produto especificado pelo fabricante.
Ambas as verificações devem ser feitas com o motor frio.
Outros dois itens que exigem cuidados são o filtro de ar e o alinhamento dos
pneus, mas, neste caso, a periodicidade é maior e a verificação pode ser feita a
cada trimestre. Porém, para o primeiro item, vale lembrar que a troca deve ser
mais frequente, caso o carro trafegue em locais empoeirados ou em estradas de
terra.
Prazo maior
Mas também há itens que exigem cuidados menos intensos, como o filtro de
ar-condicionado, que deve ser trocado anualmente, por mecânicos. A peça acumula
impurezas e pode gerar doenças respiratórias. Outro item que deve ser trocado
anualmente, por um mecânico, é o fluido de freio. Já as palhetas dos limpadores
podem ser trocadas pelo próprio motorista, quando as borrachas estiverem
ressecadas, lembrando que deve ser comprado o modelo apropriado para o carro.
Outros itens devem ser verificados de acordo com a quilometragem do carro, como
as pastilhas e os discos de freio, cuja verificação deve ser feita a cada cinco
mil quilômetros. Para as pastilhas, a substituição é feita a cada 30 mil
quilômetros, enquanto os discos, a cada 60 mil quilômetros.
O filtro de combustível também deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros, pois,
com o passar do tempo, essa peça fica suja, fazendo com que a bomba de
combustível trabalhe forçada.