A mudança de líderes é uma realidade do competitivo mercado no qual estamos
inseridos, uma vez que cada empresa busca sempre sua melhor performance. De
início, é importante ter em em mente que o novo líder vai querer mostrar
serviço, especialmente se ele foi contratado para substituir alguém que não
estava dando resultado. Por isso, a pressão que será exercida não pode ser
considerada atípica. Faz parte da dinâmica do mercado.
Para o sócio da Steer Recursos Humanos, Ivan Witt, o importante é observar com
cuidado o que está acontecendo. O grupo deve fazer o possível para ajudar na
obtenção dos resultados.
"Se não houver uma melhora no desempenho, o gestor recém-chegado provavelmente
irá demitir as pessoas que não estão colaborando e trará profissionais de seu
círculo de relacionamentos, pessoas com quem já trabalhou, cujas aptidões são
conhecidas. Afinal, o diretor ou gerente que acabou de chegar não conhece
ninguém. Cabe à equipe mostrar competência."
Jamais faça comparações
Segundo Witt, a idéia é ser colaborador, porque, normalmente, a mudança
acarreta uma virada na empresa. A dica é acolher o novo líder, o que é comum não
acontecer. O motivo é que muitos grupos caem na tentação de fazer comparações
com o líder anterior. "Se o novo gestor chegou para substituir uma pessoa que
era admirada, é fácil se mostrar insatisfeito."
"Aceite a mudança. O carismático líder antigo não está mais. Mudar de chefe é
sempre um risco, por isso é melhor se adaptar. Proporcione à pessoa que está
chegando a sensação de que ela foi acolhida e aceita, mantenha-a informada sobre
o trabalho e mostre que está à disposição para ajudá-la a entender o contexto da
empresa . Mas não faça isso em excesso, porque pode dar a entender que está
'puxando o saco'."
A comparação com o gestor antigo é uma atitude infeliz. Mesmo porque cada um tem
seus pontos fortes e fracos. Ao investir na relação com seu novo chefe,
lembre-se que alguém deve dar o primeiro passo para estabelecer confiança.