Carreira / Emprego - As gafes mais comuns no ambiente profissional e o que fazer a respeito
Os profissionais sabem o que não devem fazer no trabalho. Eles não podem usar
incorretamente o telefone celular, interromper uma reunião ou se mostrar íntimo
do diretor da empresa. A dúvida é: o que se pode fazer?
A pedido do portal InfoMoney, a consultora de etiqueta Ligia Marques indicou a
solução para alguns dos principais erros de etiqueta profissional cometidos nas
empresas.
O que pega mal
Imagine a seguinte situação: você comparece a um evento, para representar sua
empresa, e encontra o diretor de uma organização parceira. Logo pensa: "esta é
minha chance de fazer um networking e, futuramente, fechar um grande negócio
para a companhia!". Sem refletir muito, oferece seu cartão de visitas ao tal
diretor.
Segundo Ligia Marques, esta é uma das gafes mais comuns cometidas pelos
profissionais. "Pega mal. Fica parecendo que está se oferecendo à outra
empresa", garante. O que fazer? Espere o diretor da empresa entregar seu cartão,
para, somente depois, você entregar o seu.
Outros erros corriqueiros:
- Atender o telefone em voz alta, seu ou o da empresa. Isso pode incomodar
os colegas de trabalho, além de ser um inconveniente! O que fazer:
tente ser o mais discreto possível.
- Entrar em uma sala sem bater antes. O que fazer: somente
interrompa uma reunião ou as atividades de um colega se for estritamente
necessário e bata na porta, antes de entrar na sala;
- Cumprimentar as pessoas com beijinhos. Num ambiente profissional, isso
pega mal. O que fazer: mais uma vez, prefira a discrição.
Como manda o figurino
Outra dica importante tem a ver com as roupas usadas no ambiente de trabalho. O
melhor é manter a sobriedade, de maneira que é importante evitar tops,
minissaias, sandálias de dedo e bermudas.
Segundo Ligia, um dos problemas no ambiente de trabalho é o hábito dos
profissionais de usar meias brancas com terno e gravata. "A questão é que
algumas pessoas fazem combinações infelizes de cores de peças de roupas",
alerta.
Etiqueta internacional
A consultora explica que a etiqueta internacional manda que os brasileiros sigam
alguns costumes estrangeiros. "Por exemplo, os norte-americanos gostam de
objetividade; os ingleses, de pontualidade. E é bom respeitar estas
características, se quiser mais sucesso na negociação. Cada cultura tem as suas
particularidades".
Ligia conta uma gafe curiosa: "o representante de uma empresa brasileira
acompanhou o cliente, que era de um país árabe, num jantar de despedida.
Infelizmente, levou sua mulher, que foi ignorada a noite toda. No final do
compromisso, o árabe achou que a moça era um presente para ele. Deu a maior
confusão. Em reuniões de negócios, as pessoas têm de ser agradáveis, escolher
bem os assuntos que abordarão, o tom de voz, as roupas. Nada pode ser forçado,
para que o clima seja informal".
Na mesa do restaurante
O que faz o sucesso - ou o fracasso - de um almoço de negócios? "Saber se
comportar na mesa, desligando celular, segurando corretamente nos talheres,
sabendo o que pedir num cardápio", explica a consultora. "Por exemplo, a faca
deve sempre estar na mão direita, mesmo para cortar os alimentos", acrescenta.
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