A motivação gera uma força motriz que impulsiona o agir. O colaborador,
estando motivado, terá razões para atuar, e este é o segredo. A empresa deve,
então, sempre incentivá-lo. Desta forma, terá colaboradores motivados e obterá
resultados esperados.
Uma das maneiras mais eficazes de motivar é fazer com que o funcionário sinta
que é parte do negócio, pois, assim, terá perspectiva de crescimento. Como
consequência, terá comprometimento com suas funções e envolvimento com todo o
processo. No entanto, é preciso ouvi-lo, deixá-lo participar, valorizá-lo;
enfim, é necessário que fique claro, tanto para organização quanto para o
colaborador, a questão da confiança e da credibilidade. Ambos devem acreditar e
apostarem um no outro.
Quando o colaborador é reconhecido pela empresa, passa a existir maior
participação, comprometimento e envolvimento nas ações, passando a ser ousado, a
ter mais iniciativa, a amar o que faz, a buscar as melhores respostas para os
desafios e, assim, contribuir para gerar o sucesso.
O funcionário deverá render "bons frutos" à companhia, assim como a
organização deverá dar um justo retorno financeiro ao mesmo. Se a empresa adotar
a política do "ganha-ganha", política esta, em que tanto a corporação quanto o
colaborador saem ganhando, assim, a motivação se sustentará por mais tempo.
Entretanto, é importante pensar que, além do bônus como recompensa, para que o
funcionário sinta-se motivado, existem inúmeras formas de incentivá-lo.
Algumas delas são os benefícios advindos do esforço pessoal, tais como a
valorização individual, a premiação para o colaborador destaque, promoções,
planos de saúde, seguro de vida, plano de cargos e carreiras, elogios, viagens,
prêmios e incentivo à educação. Pode-se aqui também considerar como estímulo as
capacitações realizadas de forma regular, o que faz com que o colaborador sinta
que a empresa o valoriza, pois, investe nele. Se a companhia, não sabe ao certo
o que oferecer, deve-se fazer uma pesquisa com todos os envolvidos, no intuito
de mapear demandas coletivas ou pessoais.
O clima organizacional deverá ser recheado de demonstração de respeito,
confiança e de credibilidade, onde exista abertura para conhecer os anseios e as
necessidades, capacidade de aprender com os erros, transformando-os em acertos,
para assim, propiciar ao funcionário autonomia nas ações e alinhamento das
ideias. Podemos dizer que essa atitude representa um dos pilares mais
importantes no relacionamento com o colaborador.
As campanhas de incentivo têm sido cada vez mais adotadas pelas organizações,
a fim de obter o resultado esperado através do colaborador motivado. Afinal, a
empresa é composta por pessoas, e estas possuem talentos diversos, conhecimentos
variados, anseios e necessidades diferenciadas. Portanto, são capazes de se
tornarem um time, desde que trabalhem de forma harmoniosa e alinhada,
tornando-se verdadeira potência para alavancar a companhia em que atuam.
O que se observa nas empresas é que com as campanhas de incentivo, o
funcionário passa a se comprometer e se envolver cada vez mais, querendo sempre
ultrapassar as metas estipuladas, buscando sempre alcançar eficiência e eficácia
em suas ações de forma consciente, cuidando cada vez mais da melhoria contínua,
bem como da fidelização do cliente. Neste contexto, é imprescindível que cada
colaborador, além do conhecimento, tenha a oportunidade de "degustar" a política
organizacional da companhia, conhecendo de fato e vivenciando seus programas e
projetos; caso contrário, ficará tudo apenas no papel.
O marketing de relacionamento - que anteriormente era feito apenas com os
clientes externos - no Século XXI, onde a competitividade é demasiadamente
acirrada, deverá ser trabalhado de forma urgente e emergente nas organizações
com o público interno. Isso porque, colaboradores satisfeitos e motivados são
sinônimos de produtividade, e por conseguinte, sinônimo de lucratividade. Isso
contribui e muito para que a empresa não apenas sobreviva, mas se perpetue no
mercado que aí está.