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Motivação - Um alvo a ser perseguido de forma obstinada 

Data: 06/04/2009

 
 

A motivação gera uma força motriz que impulsiona o agir. O colaborador, estando motivado, terá razões para atuar, e este é o segredo. A empresa deve, então, sempre incentivá-lo. Desta forma, terá colaboradores motivados e obterá resultados esperados.

Uma das maneiras mais eficazes de motivar é fazer com que o funcionário sinta que é parte do negócio, pois, assim, terá perspectiva de crescimento. Como consequência, terá comprometimento com suas funções e envolvimento com todo o processo. No entanto, é preciso ouvi-lo, deixá-lo participar, valorizá-lo; enfim, é necessário que fique claro, tanto para organização quanto para o colaborador, a questão da confiança e da credibilidade. Ambos devem acreditar e apostarem um no outro.

Quando o colaborador é reconhecido pela empresa, passa a existir maior participação, comprometimento e envolvimento nas ações, passando a ser ousado, a ter mais iniciativa, a amar o que faz, a buscar as melhores respostas para os desafios e, assim, contribuir para gerar o sucesso.

O funcionário deverá render "bons frutos" à companhia, assim como a organização deverá dar um justo retorno financeiro ao mesmo. Se a empresa adotar a política do "ganha-ganha", política esta, em que tanto a corporação quanto o colaborador saem ganhando, assim, a motivação se sustentará por mais tempo. Entretanto, é importante pensar que, além do bônus como recompensa, para que o funcionário sinta-se motivado, existem inúmeras formas de incentivá-lo.

Algumas delas são os benefícios advindos do esforço pessoal, tais como a valorização individual, a premiação para o colaborador destaque, promoções, planos de saúde, seguro de vida, plano de cargos e carreiras, elogios, viagens, prêmios e incentivo à educação. Pode-se aqui também considerar como estímulo as capacitações realizadas de forma regular, o que faz com que o colaborador sinta que a empresa o valoriza, pois, investe nele. Se a companhia, não sabe ao certo o que oferecer, deve-se fazer uma pesquisa com todos os envolvidos, no intuito de mapear demandas coletivas ou pessoais.

O clima organizacional deverá ser recheado de demonstração de respeito, confiança e de credibilidade, onde exista abertura para conhecer os anseios e as necessidades, capacidade de aprender com os erros, transformando-os em acertos, para assim, propiciar ao funcionário autonomia nas ações e alinhamento das ideias. Podemos dizer que essa atitude representa um dos pilares mais importantes no relacionamento com o colaborador.

As campanhas de incentivo têm sido cada vez mais adotadas pelas organizações, a fim de obter o resultado esperado através do colaborador motivado. Afinal, a empresa é composta por pessoas, e estas possuem talentos diversos, conhecimentos variados, anseios e necessidades diferenciadas. Portanto, são capazes de se tornarem um time, desde que trabalhem de forma harmoniosa e alinhada, tornando-se verdadeira potência para alavancar a companhia em que atuam.

O que se observa nas empresas é que com as campanhas de incentivo, o funcionário passa a se comprometer e se envolver cada vez mais, querendo sempre ultrapassar as metas estipuladas, buscando sempre alcançar eficiência e eficácia em suas ações de forma consciente, cuidando cada vez mais da melhoria contínua, bem como da fidelização do cliente. Neste contexto, é imprescindível que cada colaborador, além do conhecimento, tenha a oportunidade de "degustar" a política organizacional da companhia, conhecendo de fato e vivenciando seus programas e projetos; caso contrário, ficará tudo apenas no papel.

O marketing de relacionamento - que anteriormente era feito apenas com os clientes externos - no Século XXI, onde a competitividade é demasiadamente acirrada, deverá ser trabalhado de forma urgente e emergente nas organizações com o público interno. Isso porque, colaboradores satisfeitos e motivados são sinônimos de produtividade, e por conseguinte, sinônimo de lucratividade. Isso contribui e muito para que a empresa não apenas sobreviva, mas se perpetue no mercado que aí está.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Kelly Marques
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