Quando o departamento de seleção da empresa recebe a solicitação de uma vaga,
inicia-se um processo criterioso e fundamental para identificar no mercado o
profissional com o perfil adequado para o cargo. Essa tarefa, em muitos casos, é
árdua, pois nem sempre encontramos profissionais qualificados em curto espaço de
tempo.
Para obtermos maior sucesso na seleção é imprescindível o envolvimento da
área solicitante durante todo o processo, e não apenas na última entrevista.
Todas as fases que antecedem uma contratação devem ser acompanhadas de perto
pelos envolvidos diretos com a vaga em questão.
É cada vez mais comum - sem querer generalizar, claro, mas baseado em
estatísticas - as áreas colocarem toda a responsabilidade pelo sucesso ou não da
contratação no departamento de seleção. Por que isso ocorre? Os fatores,
evidentemente, são diversos, mas é possível se observar, com certa frequência, o
distanciamento entre a equipe de RH e as demais áreas da empresa, em que a
interação entre ambas é muito pequena.
Muitas organizações têm seu RH tão sobrecarregado de tarefas, que o
impossibilita de interagir com os funcionários. O departamento de seleção, por
sua vez, torna-se uma área totalmente operacional, o que é lamentável, se
considerarmos a importância que os profissionais de Recursos Humanos têm dentro
de qualquer companhia, independentemente do porte ou segmento.
Para ser bem-sucedido, todo processo de seleção precisa, necessariamente, da
participação das pessoas envolvidas direta ou indiretamente, além dos próprios
selecionadores. Para validar esse trabalho e obter êxito na contratação, é
importante que as áreas coparticipantes estejam à disposição.
Infelizmente, um erro muito comum cometido pelas empresas é o de canalizar em
uma única pessoa (ou área) a responsabilidade pela contratação. A inserção de
novos colaboradores na organização deve ser uma decisão - e ação - conjunta, de
várias áreas, que atuam mutuamente. Em todo processo de seleção há,
evidentemente, muitos acertos, mas, quando os equívocos aparecem, o desgaste
emocional e financeiro é muito grande.
Uma forma de auxiliar as áreas "clientes" do departamento de Recursos Humanos
a se comprometerem com o processo seletivo é prepará-las para as diversas fases,
principalmente para as dinâmicas de grupo e entrevistas. Além disso, é
fundamental a troca de impressões entre os responsáveis de setor, sem nunca se
esquecer de que os valores da empresa precisam estar muito próximos dos valores
dos candidatos. Caso contrário, todo o trabalho poderá ser perdido, pois um lado
ou outro não se adaptará.