Ao contratar os serviços de uma consultoria para execução de um projeto de
transformação da empresa, muitos executivos "cortam" as ações de gestão da
mudança, achando que eles próprios podem realizar o treinamento ou a comunicação
do plano, desconsiderando a análise de impactos organizacionais, a gestão dos
stakeholders (líderes, formadores de opinião) ou mesmo a avaliação de
clima da equipe do projeto. Ao fazer isso, os gestores irão se deparar com
situações que poderão comprometer o sucesso do projeto, colocando em risco todo
o investimento realizado. Ao negligenciar o fator humano em projetos de mudança,
as seguintes consequências poderão ocorrer, listadas de acordo com as dimensões
de gestão da mudança:
1) Desenvolvimento da equipe do projeto
- Desmotivação.
- Falta de comprometimento.
- Inexistência de senso de propriedade.
- Falta de integração na equipe.
- Individualismo.
- Diversos erros no desenho da solução.
- Boicote por parte dos integrantes.
- Atrasos no cronograma.
2) Gestão de stakeholders
- Falta de patrocínio para o projeto.
- Falta de comprometimento.
- Inexistência de priorização para o projeto.
- Não liberação de recursos para o projeto.
- Sentimento de perda de tempo, esforço e dinheiro.
- Indisponibilidade de tempo para repasse de informações.
- Cascateamento da descrença no projeto para os funcionários.
3) Impactos organizacionais
- Aumento dos riscos da implementação.
- Estruturas física e organizacional desalinhadas com as necessidades da
execução.
- Usuários despreparados.
- Falta de visão nas necessidades de mudança no desempenho de funções.
- Falta de visão nos impactos em decorrência da descontinuação de sistemas e
interfaces.
- Mapeamento incorreto de público-alvo.
- Falta de atualização de normas e procedimentos.
4) Treinamento
- Erro no mapeamento de necessidades de treinamento.
- Usuários não identificados.
- Planejamento do mapa de cursos não otimizado.
- Cursos não identificados ou mal dimensionados.
- Instrutores não capacitados.
- Falta de didática no material de treinamento.
- Ausência de exercícios de fixação.
- Aprendizado não efetivo.
- Problemas com convocação de usuários.
- Falta de feedback sobre o treinamento.
- Problemas na infraestrutura e logística de treinamento.
- Excesso de faltas dos usuários nos cursos.
- Perda de produtividade após a execução.
- Excesso de dúvidas e erros após a implementação.
5) Comunicação e envolvimento
- Falta de informação para as áreas sobre mudanças, benefícios e impactos para
suas tarefas.
- Falta de feedback, obtenção de sugestões e dúvidas dos usuários.
- Perda de oportunidade para obter envolvimento das áreas impactadas.
- Geração de ruídos, medos e ansiedade em relação à mudança, gerando perda de
produtividade no decorrer do projeto.
- Resistência à mudança.
- Boicote das áreas em relação à implementação do projeto.
Dessa forma, é fundamental que ações de gestão da mudança sejam realizadas
por um profissional experiente e qualificado, pois são vitais para o sucesso de
um projeto de mudança, trazendo um enorme valor agregado para a empresa e
fazendo toda a diferença.