Todo mundo conhece o dito popular “a sua liberdade termina onde começa a do
outro”, mas nem sempre essa “regra” é suficiente. Afinal, é justamente pela
falta de respeito ao espaço dos outros que surgem diversos problemas no ambiente
corporativo.
Há pessoas que atrasam, desrespeitando o seu tempo; outras que utilizam suas
coisas sem pedir, invadindo o seu espaço; além daquelas que ouvem música em um
volume muito alto, atrapalhando todo o ambiente. Para as autoras do livro
Trabalhar com Você Está me Matando, Katherine Crowley e Kathi Elster, isso
acontece porque no mundo corporativo existem fronteiras invisíveis que definem o
território físico e o pessoal. Segundo elas: “Estabelecer limites, portanto, é
uma das habilidades mais valiosas. Quanto mais a praticarmos, melhor poderemos
comunicar nossos limites interpessoais ao outros”.
3 dicas importantes sobre limites
A palestrante e consultora comportamental, Regina Araújo, explica que é preciso
ter alguns cuidados ao estabelecer limites para não dar a impressão de má
vontade, provocar antipatia ou prejudicar seus relacionamentos. “Aprenda a ter
equilíbrio, não responda mal às brincadeiras, principalmente na frente de outras
pessoas. Quando não se sentir bem com algum comentário, chame a pessoa num canto
e lhe diga honestamente como se sentiu. Isso é melhor do que fazer cara
amarrada, xingar e sair emburrado”, diz ela. Tome os devidos cuidados e
estabeleça seus limites seguindo algumas dicas:
1. As barreiras interpessoais são invisíveis e diferem de pessoa para pessoa
É difícil para os outros adivinharem quais são os seus limites, por isso é
preciso defini-los e, depois, expressá-los para que as pessoas os conheçam. Não
esqueça também de conhecer os limites dos outros, afinal não é possível exigir
que respeitem o seu espaço se você não faz o mesmo com as barreiras alheias.
2. Você estabelece limites comunicando sua necessidade por meio de palavras e
ações Não estabeleça limites se não estiver preparado para mantê-los.
Lembre-se do ditado: “Você vale tanto quanto sua palavra”. Para expressar seus
limites, Crowley e Elster indicam alguns cuidados: “Evite longas explicações.
Você será mais eficaz se for breve e usar palavras neutras e construtivas”. Por
exemplo: não diga “sua tagarelice prejudica meu trabalho”, prefira “por favor,
fale mais baixo, pois tenho dificuldade para me concentrar”.
3. Se você envia uma mensagem de significado ambíguo, o resultado será
igualmente ambíguo Seja claro. Não envie mensagens indiretas, pois as
pessoas podem não entender ou compreender mal. Diga exatamente o que está
incomodando, de maneira educada, para que os outros compreendam o real
significado do que você diz. Segundo Regina, isso facilita a convivência: “Dizer
sobre o que a agrada e o que a irrita torna as coisas mais fáceis e
transparentes”.
Tipos de limites
Existem diversos pontos em relação aos quais você pode estabelecer limites em
seu dia-a-dia. Conheça alguns e saiba como proceder de acordo com cada um:
Tempo – Esteja disposto a estabelecer um uso limitado de tempo e cumprir
a meta.
Espaço pessoal – Estabeleça regras para o uso de seus objetos.
Informações pessoais – Dê um “basta” quando achar que já ouviu mais do
que deveria.
Expressar emoções – Comunique ao outro até que ponto você se sente
confortável ouvindo confidências pessoais.
Educação/boas maneiras – Lembre-se de que não há problema em pedir que as
pessoas sejam educadas com você.
Barulho – Encontre maneiras de diminuir o barulho ou compre protetores de
ouvido.
Enfrente o medo
Se você tem dificuldade para estabelecer e expressar os seus limites, você
precisa:
» Libertar-se fisicamente – Adote certas práticas para liberar a tensão e
se acalmar. Os invasores de limites costumam gerar muito estresse físico.
» Libertar-se mentalmente – Avalie sua situação e pense nas opções
disponíveis para estabelecer limites.
» Libertar-se verbalmente – Comunique seus limites interpessoais às
pessoas que precisam conhecê-los.
» Libertar-se usando as regras do trabalho – Tome atitudes concretas para
reforçar o limite que você acabou de estabelecer.