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Negócios / Empreendedorismo - As características das empresas pequenas gigantes 

Data: 18/06/2007

 
 

Existe um ponto na vida de qualquer empresa de sucesso que pode ser considerado um autêntico “momento da verdade”. É um dilema: continuar crescendo ou não?

Muitas empresas brasileiras ficam presas a esse dilema. Algumas crescem, perdem a identidade e acabam desaparecendo. Outras enfrentam problemas sérios, típicos do crescimento desordenado. Outras, ainda, passam por dificuldades financeiras. E poucas resistem a tudo isso e se tornam gigantes, com faturamento de centenas de milhões de reais por ano.

Mas existe um pequeno (mas forte) movimento contrário de empresas que querem permanecer pequenas, de sócios e proprietários que não querem perder o controle, a identidade e o equilíbrio. Principalmente, não querem perder a paixão e o orgulho pelo que fazem. Entendem que empresas de qualquer tamanho podem ser excelentes e querem mantê-las assim – pequenas e excelentes – sem perder o espírito empreendedor.

Empresas com características empreendedoras são realmente diferentes das demais. Mas quais são essas características? O especialista norte-americano Bo Burlingham, editor da revista Inc. , e autor do livro Pequenos Gigantes, aponta as características em comum das empresas que ele denominou pequenas gigantes:

1. Ao contrário de muitos empreendedores, os fundadores das pequenas gigantes entenderam todas as opções que tinham e escolheram claramente o caminho que desejavam seguir.

2. Os líderes enfrentaram pressões imensas para mudar de curso. Essas empresas poderiam ser maiores, talvez mais lucrativas, mas seus líderes decidiram focar na sua missão – em ser os melhores, e não os maiores.

3. Essas empresas têm ligações extraordinariamente fortes com a comunidade local.

4. Essas empresas cultivam fortes relações com clientes e fornecedores, com base em contato pessoal, atendimento e respeito mútuo.

5. O ambiente de trabalho é excelente. Todos se conhecem, existe um forte sentimento de "grupo", as pessoas realmente vestem a camisa e têm orgulho de trabalhar ali.

6. A maior parte dessas empresas pratica o que se convencionou chamar de administração aberta, na qual todos têm acesso aos números, relatórios financeiros e de vendas, etc. Ao compartilhar informações com todos na empresa, de qualquer nível hierárquico, ensinando a todos o que aqueles relatórios significam e como cada um pode ajudar, assim a vida das pessoas muda para sempre.



 
Referência: vendamais.com.br
Autor: E-ZINE VENDAMAIS
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