Como qualquer atividade em sua empresa, é necessário planejar antes de
decidir fazer uma ação dessas. Tenha em mente:
» Defina o que você quer realizar com aquilo – Pode ser estimular a
criatividade, a tomada de decisões e responsabilidades, o sentido de grupo, o
que for.
» Encontre um exercício que se encaixe no que você deseja – Há dezenas de
livros sobre o tema em qualquer boa livraria. Você também pode pegar algumas
idéias com professores de universidades, psicólogos e especialistas de empresas
de treinamento.
» Estruture o encontro – Defina quais os participantes, a data, o local e
o motivo pelo qual eles deveriam participar daquele treinamento.
» Pense nos detalhes – Defina materiais (se necessário) e verba (se
necessária) para o treinamento, bem como o tempo disponível.
» Mensure os resultados – Encontre maneiras de verificar se o treinamento
atingiu seu objetivo. Combine, com cada participante, uma maneira de medir os
progressos.
Desses passos, a parte mais complicada é a comunicação do treinamento em
questão. Muitas empresas, quando vão se utilizar uma dinâmica de grupo, mandam
convites por e-mail que parecem saídos de um bufê infantil. Outras, ao
contrário, transformam-se em intimações: “Devido aos prejuízos causados por
aquela questão com o cliente Gumercindo, todos os envolvidos estão convocados a
participar de uma reunião especial, onde as medidas cabíveis serão tomadas para
evitar que acontecimentos similares se repitam”. Quem receber um recado desse já
começará a arrumar sua mesa, temendo a demissão.
O melhor é avisar com bastante antecedência e reforçar o aviso, pedindo que a
pessoa participe de uma reunião ou treinamento especial. Dessa maneira, as
pessoas não entram no treinamento nem com espírito de participar de uma festa de
aniversário, nem com medo. Como bônus, o convite neutro estimula a curiosidade e
garante uma participação alta em seu treinamento.
Para começar – A seguir, algumas dicas para você entender a importância
desse tipo de treinamento para trabalhar:
» Recrutamento e seleção: 18% das contratações envolvem a dinâmica de
grupo em seu processo de seleção, segundo pesquisa desenvolvida pelo Grupo Catho.
Normalmente, ela é mais usada na contratação de estagiários, trainees e
funcionários operacionais, que ganham menos de R$ 2 mil por mês. Tenha em mente
que qualquer dinâmica utilizada aqui ajuda a descobrir a personalidade e os
valores do candidato – mas elas não substituem as velhas entrevistas e período
de experiência. É melhor ser mais vagaroso ao contratar, utilizando todas as
ferramentas disponíveis, para não ter que arcar com os custos de uma demissão
depois.
» Motivação: Exercícios motivacionais são, via de regra, os mais
emocionais. Use e abuse de parábolas, de histórias. As dinâmicas giram em torno
de construir algo, de resolver um problema, qualquer ação em que haja um
resultado palpável. Muitos giram em torno de construção de maquetes, por
exemplo.
» Sentido de grupo: Exercícios enfatizando os grupos reforçam a
importância de cada um para o trabalho como um todo. Uma boa alternativa é pegar
um daqueles passatempos em que várias pistas são dadas para se descobrir algo,
sendo que cada participante recebe uma. Normalmente, sem a contribuição de
todos, o exercício não pode ser concluído. Também aqui são válidos vários
teatrinhos, várias dinâmicas onde se percebe como diferentes comportamentos ou a
contribuição dos outros podem ser úteis.
» Tomada de decisões: Aqui entram dinâmicas do tipo “vocês estão perdidos
no deserto...”. E, na realidade, o resultado “certo” pouco importa. Analise quem
impõe sua opinião pela força, quem não fala nada, quem tem a melhor solução mas
é voto vencido, etc. Tenha também exercícios que verificam a coerência da
pessoa. Em diversas situações, ela deve tomar decisões parecidas, e não mudar
sempre de opinião.
» Liderança: Novamente, os exercícios são situacionais. A maioria deles
pode ser feita apenas com papel e caneta. Discutir a melhor situação em um caso
dado, listar qualidades de um líder, entre outros. Exercícios em que entrem em
discussão diferentes pontos de vista também são úteis.
» Empreendedorismo interno: Abuse dos exercícios que requerem o uso da
imaginação. Situações hipotéticas, que estejam longe da rotina, a princípio. É a
lógica de que todos somos técnicos de futebol. Comece com situações longe do
dia-a-dia, e vá aos poucos trazendo exemplos mais próximos da realidade para que
as pessoas vejam que podem, facilmente, ter idéias e inovações sobre seus
próprios trabalhos.
» Redução do estresse: Aqui entram aquelas brincadeiras, aqueles
exercícios que todos imaginam quando se fala em dinâmica de grupo. Atividades
que geram uma risada, um movimento diferente, uma rápida quebra de rotina para
recarregar as baterias. Esse é o único exercício que não necessita de explicação
ou repetição. É puramente para descontrair.
Funciona? – Uma dinâmica de grupo bem feita seguramente fica na cabeça de
sua equipe, e as lições vão ser lembradas por muito tempo. Algumas vezes, o mote
daquela dinâmica vira jargão interno. Assim, se dirá que tal situação é como
“cuidar do zoológico” de tal dinâmica, por exemplo. Essa é a maior prova de que
as lições foram absorvidas por sua equipe.
Entretanto, o líder deve estar atento para a diferença entre as pessoas de sua
equipe. Assim como em uma reunião elas desempenham papéis diferentes, também em
uma dinâmica há os que se dão melhor e os que perdem o interesse rapidamente.
Veja alguns cuidados:
» Estrelas – São pessoas que querem aparecer, procuram dominar a
atividade à força, falando sem parar e sem dar oportunidade aos outros. Cabe a
você identificar essas figuras e lembrar-lhes que a idéia da dinâmica é haver
uma troca entre todos os participantes, e não um monólogo.
» Ranzinzas – Pessoas que dizem que não deveriam estar ali, “perdendo
tempo com brincadeiras”, quando há tanto para fazer. A melhor técnica para usar
com essa pessoa é a de tratar a dinâmica da mesma forma que você trata outra
reunião importante, como você fez no começo desse artigo. Também enfatize o lado
do aprendizado e da mensuração de avanços. Essa praticidade vai agradar tal
público.
» Tímidos – Geralmente demoram um pouco para participar. Caso sua equipe
tenha muitos integrantes nessa categoria, assegure-se de dar um pouco mais de
tempo para a atividade. Procure criar um ambiente aconchegante.