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Imóveis - Cartilha Procon-SP : Cuidados na hora de fazer a mudança 

Data: 30/05/2007

 
 

Cuidados na hora de fazer a mudança
 

Veja as orientações da Fundação Procon-SP para evitar problemas na hora de mudar de casa:

  • Antes de contratar uma empresa de mudança, o consumidor deve fazer uma cuidadosa pesquisa de preços procurando contratar transportadoras indicadas por conhecidos que já tenham se utilizado delas. Deve ainda, verificar junto ao cadastro do Procon-SP (tel.: 3824.0446) se há reclamações relativas à empresa contratada.
     
  • Nunca esqueça de pedir um orçamento prévio discriminando os serviços a serem executados e os respectivos valores cobrados. O Código de Defesa do Consumidor garante a obrigatoriedade deste documento. Mas o consumidor deve ficar atento, pois a empresa pode cobrar uma taxa para fazê-lo. Compare, pelo menos, três orçamentos, levando em consideração preço e qualidade do serviço oferecido.
     
  • No caso de objetos de arte como quadros, esculturas, lustres e etc., faça um seguro discriminado e dê preferência a empresas especializadas no transporte dessas peças.
     
  • Verifique se há necessidade de desmontar os móveis, qual a forma de transporte e o tipo de embalagem que será utilizada para protegê-los e se estes serviços estão incluídos no orçamento inicial.
     
  • Confirme se a montagem no novo endereço está incluída no orçamento e em que prazo a empresa fará o serviço.

    Escolhida a empresa, deve-se exigir um contrato por escrito em que constem nome, endereço e CGC (se for pessoa física, RG e CPF), dados pessoais do contratante, local, data e horário de retirada e de entrega, valor do serviço, condições de pagamento e tudo o que for acertado verbalmente. Não deixe de ler com atenção este documento e de riscar os espaços em branco que sobrarem.

    Nas mudanças que envolverem edifícios, verifique o horário e os procedimentos internos determinados pelo condomínio. É importante que todos os objetos que serão transportados sejam relacionados um a um, guardando uma cópia devidamente assinada por ambas as partes ("rol de inventário"). Na impossibilidade de vincular o pagamento ao término do serviço, procure dar apenas um sinal na contratação, quitando o restante após a mudança.

    Em caso de prédios, é aconselhável medir com antecedência os móveis, as escadas e os elevadores. Determine como ficará se surgirem dificuldades não previstas durante a mudança como, por exemplo, se for necessário içar algum móvel, fixar armários de parede, problemas climáticos (chuva) etc.

    Vale a pena verificar se o dia marcado para a mudança não coincide com feiras livres nas ruas que envolvam o local de saída ou de chegada.

    Confirme a data e o horário da chegada no novo endereço. Na impossibilidade de estar presente, peça a uma pessoa de sua confiança que faça a conferência e relacione por escrito eventuais danos ou extravios de objetos. Exija a assinatura do funcionário da empresa neste documento e guarde consigo uma via.

    Outros cuidados a serem tomados são: guardar sempre cópia de toda a documentação; exigir recibos de todos os pagamentos efetuados e solicitar, por escrito, a previsão de entrega da mudança nos casos de transportes intermunicipais e interestaduais.

    Para maior segurança, transporte com você os objetos pessoais tais como jóias, dinheiro, cheques e documentos.


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    Abaixo colocamos mais algumas dicas :