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Negócios / Empreendedorismo - Produtos casados com serviços recorrentes 

Data: 01/08/2009

 
 

Sempre que o empreendedor tiver uma idéia de negócio e começar a desenvolvê-lo, ele deve avaliar se é possível desenvolver produtos que estejam associados a serviços, em especial serviços recorrentes.

Vou explicar com um exemplo. Suponha que seu negócio seja a venda de material para piscinas, o negócio poderia ter as seguintes ramificações.

  1. Venda de material de piscinas.
  2. Oferta de um serviço de instruções nas residências.
  3. Oferta de um serviço semanal de manutenção da piscina.

O exemplo é simples e óbvio, mas mostra claramente o que quero dizer. A rentabilidade costuma ser maior em serviços, e quando eles são recorrentes, se tornam uma fonte de receitas constante que pode fazer a diferença no sucesso de um negócio.

O interessante é que isto se torna um círculo virtuoso. A venda do produto pode gerar serviços recorrentes, e serviços recorrentes podem levar o cliente a adquirir mais produtos do mesmo local. No exemplo das piscinas, o cliente do serviço de manutenção terá a tendência de comprar os produtos do mesmo local (a empresa pode, por exemplo, oferecer entrega gratuita na residência sempre que o profissional de manutenção fizer a visita).

Claro que isto reforça a importância de ter produtos e serviços de qualidade. A falha em qualquer das etapas de relacionamento com o cliente pode derrubar toda a seqüência de valor. Ainda assim, o inverso também é verdade. Se a qualidade é mantida tanto na venda do produto quanto nos serviços relacionados, o vínculo que se forma com o cliente se traduz em uma fidelidade que a concorrência terá uma enorme dificuldade em quebrar.

Por isto, vale a pena investir na empresa, em seus produtos, processos e pessoas, antes de fazer o casamento produtos x serviços. Reduza a margem do erro para que esta iniciativa se torne um sucesso e um verdadeiro diferencial.

Praticamente qualquer negócio pode se beneficiar de serviços recorrentes. Certamente alguns exigirão mais criatividade, mas é exatamente nestes que o benefício pode ser ainda maior, já que os concorrentes podem não ter percebido a oportunidade e/ou terão dificuldade em copiar o modelo.

Para finalizar, lembre-se que isto também pode ser feito em seu negócio atual. A oferta de serviços recorrentes provavelmente significará uma mudança na cultura e nos processos de sua empresa. Faça um bom planejamento, desenvolva um modelo de negócios sustentável, e bons negócios!



 
Referência: Empreenda JA
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