Sempre que o empreendedor tiver uma idéia de negócio e começar a
desenvolvê-lo, ele deve avaliar se é possível desenvolver produtos que estejam
associados a serviços, em especial serviços recorrentes.
Vou explicar com um exemplo. Suponha que seu negócio seja a venda de material
para piscinas, o negócio poderia ter as seguintes ramificações.
- Venda de material de piscinas.
- Oferta de um serviço de instruções nas residências.
- Oferta de um serviço semanal de manutenção da piscina.
O exemplo é simples e óbvio, mas mostra claramente o que quero dizer. A
rentabilidade costuma ser maior em serviços, e quando eles são recorrentes, se
tornam uma fonte de receitas constante que pode fazer a diferença no sucesso de
um negócio.
O interessante é que isto se torna um círculo virtuoso. A venda do produto
pode gerar serviços recorrentes, e serviços recorrentes podem levar o cliente a
adquirir mais produtos do mesmo local. No exemplo das piscinas, o cliente do
serviço de manutenção terá a tendência de comprar os produtos do mesmo local (a
empresa pode, por exemplo, oferecer entrega gratuita na residência sempre que o
profissional de manutenção fizer a visita).
Claro que isto reforça a importância de ter produtos e serviços de qualidade.
A falha em qualquer das etapas de relacionamento com o cliente pode derrubar
toda a seqüência de valor. Ainda assim, o inverso também é verdade. Se a
qualidade é mantida tanto na venda do produto quanto nos serviços relacionados,
o vínculo que se forma com o cliente se traduz em uma fidelidade que a
concorrência terá uma enorme dificuldade em quebrar.
Por isto, vale a pena investir na empresa, em seus produtos, processos e
pessoas, antes de fazer o casamento produtos x serviços. Reduza a margem do erro
para que esta iniciativa se torne um sucesso e um verdadeiro diferencial.
Praticamente qualquer negócio pode se beneficiar de serviços recorrentes.
Certamente alguns exigirão mais criatividade, mas é exatamente nestes que o
benefício pode ser ainda maior, já que os concorrentes podem não ter percebido a
oportunidade e/ou terão dificuldade em copiar o modelo.
Para finalizar, lembre-se que isto também pode ser feito em seu negócio
atual. A oferta de serviços recorrentes provavelmente significará uma mudança na
cultura e nos processos de sua empresa. Faça um bom planejamento, desenvolva um
modelo de negócios sustentável, e bons negócios!