Em meio a tanta concorrência no mercado de trabalho, os profissionais acabam
por estudar cada vez mais em busca de conhecimento. Entretanto, não é somente
informação o fator mais idolatrado em um funcionário.
Apesar de ser um ponto forte, e isso não podemos negar, existem outras
qualidades que fazem diferença na hora da contratação de um funcionário e para
que ele tenha sucesso no emprego que conquistar.
Competitividade
Os funcionários devem saber que o mundo corporativo se baseia na
competitividade, até mesmo dentro das próprias empresas. Muitas vezes são
formadas equipes, que devem buscar resultados e lançar novos projetos.
Neste ponto as empresas analisam bastante os funcionários, principalmente porque
o trabalho costuma ser exercido sob pressão, já que pretendem identificar sua
personalidade e pontos positivos e negativos.
Diante disso, você deve se perguntar se sabe competir. Isso não significa "puxar
o tapete" nem jogar baixo para alcançar seus objetivos, pontos muito negativos e
que podem significar desvio de caráter. A qualidade em alta aqui é a
competitividade limpa e a capacidade de trabalho sobre pressão.
Produtividade
Tanto conhecimento não vale de nada caso você não saiba colocá-los no papel e
conseguir resultados. O importante para a empresa não é saber que você tem
cursos de pós-graduação, morou no exterior ou realizou outras especializações,
mas sim saber quanto você pode produzir.
A capacidade empreendedora, ou seja, de inventar e renovar também é bem vista.
As empresas buscam pessoas que saibam planejar, organizar e, mesmo que sejam
subordinados, tenham capacidade para liderar, o que poderá acontecer no caso de
uma promoção.
É preciso pensar que a produtividade deve vir acompanhada de qualidade. Afinal,
de nada adianta realizar dez projetos, sendo que em nenhum deles você seria
capaz de lhe dar nota 10.