Você observou que em inúmeras empresas há um quadro descrevendo a missão da
organização? Observou que profissionais que avaliam seus resultados alteram suas
atitudes e seus comportamentos? Constatou que todo empreendedor em Recursos
Humanos conta com uma missão definida de onde desejar chegar? E o que ela
significa? Conforme as ferramentas para estruturação do planejamento
estratégico, a missão é um documento escrito e inserido nas metodologias de
estudos e teorias administrativas, que possibilita o estabelecimento de um rumo,
contendo as diretrizes da razão de existir.
O trabalho do profissional de RH neste cenário competitivo ratifica o
compromisso de atuar de maneira expressiva na retenção de talentos, no
aperfeiçoamento das habilidades técnicas, na valorização dos stakeholders
e na busca em fortalecer uma missão definida, pautados pela ética, seriedade,
resultados positivos, comprometimento, habilidades de linguagem,
responsabilidade e espírito de cooperação. Dentre as inúmeras características da
superação de metas e fortalecimento da missão do profissional de Recursos
Humanos, destaco os seguintes itens:
Descrição dos objetivos para ratificar seu empreendedorismo - Para
elaborar uma missão organizacional é preciso parar e avaliar a trajetória
realizada, sendo necessário determinar qual o negócio da empresa, motivos da sua
existência e os tipos de atividades em execução e em desenvolvimento, tendo
sempre a seguinte pergunta: onde se deseja chegar com a organização?
Relevante destacar que a elaboração de uma missão é uma descrição dos
objetivos e do escopo das atividades que a companhia almeja empreender. Desta
maneira, observe dois fatores relevantes para preparar uma missão: o
envolvimento dos colaboradores no conhecimento da missão previamente definida e
a coragem para assumir riscos calculados, tendo como primícias a inovação,
eficiência de resultados, superação de desafios e busca de constante qualidade.
O profissional de Recursos Humanos ao construir e elaborar a sua missão deve
ratificar o empreendedorismo, respondendo algumas perguntas fundamentais: em que
negócio está? Como deve ser seu negócio no futuro? Quem são os seus clientes e o
seu público-alvo? Quais são as suas principais habilidades
técnicas-profissionais?
A missão não pode ser mantida em constante inércia – Quando apresento
palestras durante a realização de uma Semana Acadêmica, tenho a oportunidade de
conversar com inúmeros professores que se mantêm em constante atualização,
acompanhando os avanços tecnológicos e realizando, anualmente, uma revisão das
referências bibliográficas que fazem parte do seu plano de ensino. Percebo, na
prática, que os profissionais que almejam empreender em sua missão, buscam
constante modernização em novas fontes de pesquisas, aproximando ao máximo as
informações, com as necessidades do mercado profissional.
É importante mencionar que a missão deve ser alterada anualmente, conforme as
metas, as finalidades e a visão previamente estabelecida. Perceba que os seus
objetivos de dois anos anteriores são completamente opostos aos atuais. Os seus
sonhos não são os mesmos de três anos atrás. Desta maneira, a missão de um
empreendedor em Recursos Humanos não é algo mantido em permanente inércia, mas
deve ser algo que sofre alterações todos os anos, conforme estruturado e
organizado na construção do planejamento estratégico. Contar com uma missão
permite manter os olhos na constante atualização com a fixação de metas com
objetividade e observando as estratégias de mercado, bem como, contribuir para
avaliar o desempenho humano e profissional.
Transparência nos comentários para demonstrar sua forma de gestão –
Compreenda que os colaboradores não podem ler a sua mente e a oportunidade de
partilhar problemas internos permite demonstrar a intenção em melhorar um
desempenho específico, refletindo o desejo de aprendizagem e eficácia nos
resultados. Há sempre um grande número de pessoas que gastam grande parte do seu
precioso tempo tentando descobrir em quem pôr a culpa quando algo acontece ou
poderá ocorrer incorretamente. Entender que vivemos um momento de grande rapidez
na comunicação proporciona fortalecer a relevância de identificar pessoas que
podem contribuir na indicação de soluções.
Observe que o empreendedor em Recursos Humanos que conta com uma missão busca
partilhar seus problemas, compreendendo que haverá diferentes abordagens. Seja
transparente nos comentários, demonstrando na prática sua forma de gestão, que
solucionadores de problemas são sempre bem-vindos e que a humildade é uma
virtude dos grandes líderes e dos profissionais empreendedores.
O empreendedor em RH que conta com uma missão definida apresenta como
características marcantes a iniciativa, a habilidade em solucionar problemas,
controle das atividades de trabalho realizadas e a busca constante por novas
oportunidades de atuação. Dedica seu tempo com perseverança e comprometimento
para fortalecer e manter sua rede de contatos - networking.
Você tem certeza de que seus colaboradores sabem onde sua empresa deseja
chegar? Caso sua resposta seja negativa, antes de fixar a missão na parede,
realize uma reunião com todos os colaboradores; isto mesmo, com todos os
funcionários, para mostrar os anseios da organização com relação a esta missão.
E você, como profissional de Recursos Humanos, sabe onde deseja chegar?