Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Vendas - Com pós-venda o valor é maior 

Data: 18/12/2008

 
 

Qual é a política de pós-venda da sua empresa? Não existe? Por quê? Não é vantajosa?

Geralmente as respostas a essas perguntas são: Fazer pós-venda sai caro; não se sabe qual é o retorno do dinheiro gasto; toma tempo do funcionário; pós-venda por telefone é criar um canal de bate-papo sem futuro entre funcionários e supostos clientes, ou seja, seus colegas e amigos, com gastos para a empresa, e assim por diante. Infelizmente, somente uma pequena quantidade de empresas tem um bom programa de pós-venda! É só o leitor fazer um teste de memória como cliente e tentar se lembrar de quantas vezes por ano foi contatado por uma empresa para saber se está satisfeito com o produto ou serviço comprado. De quais empresas recebeu um telefonema ou cartão felicitando-o pelo seu aniversário. As cartas de cobranças não valem, pois essas são enviadas com bastante rapidez e eficiência, às vezes até quando o título está pago.

As justificativas são muitas, mas totalmente descabidas. Interessante, ainda, que se constata facilmente que toda empresa gostaria de ter clientes fiéis, porém sem fazer nada por eles, além de vender e ter lucro, é claro. Até para a troca de mercadorias já são colocados obstáculos. A ordem é que o produto saia da loja, mas não retorne. Quando a troca já pode ser uma grande oportunidade de diferenciação entre as empresas para a conquista e manutenção de clientes, e não a de perda, como ocorre com freqüência. É só a gente se lembrar do que acontece no período natalino, onde se forçam vendas com a promessa da troca caso não satisfaça ao gosto ou necessidades do presenteado. Depois de uma ou duas semanas a promessa vai para o esquecimento, entrando em cena as dificuldades e aborrecimentos. Quem manda não saber comprar o produto certo? Que cliente exigente e chato!!!

Um outro caso interessante e muito comum são empresas que colocam uma linha telefônica 0800, mas não dão liberdade ao cliente para fazer a escolha por determinado vendedor. De falar com aquele com quem se identifica mais, pela forma de atender, a simpatia, educação, presteza, conhecimento do produto, disposição e vontade de servir etc. Não; tem que falar com quem estiver disponível. E, outra coisa, o vendedor não pode retornar à ligação do cliente. É norma da casa a proibição de ligação externa. Se o cliente quiser que ligue várias vezes até acertar o seu alvo, ou então que o vendedor retorne a ligação via celular, mas por sua conta.

Muitas empresas vivem a realidade do século 21, mas com pensamentos e comportamentos voltados para o início do século passado. Por isso, abrem-se empresas e fecham-se empresas. A culpa disso? É a crise, o governo, o povo sem dinheiro para comprar, a concorrência acirrada e queimando preços, tendo como conseqüência prejuízos e mais prejuízos, culminando com o fechamento da empresa.

A venda é um processo que envolve o ANTES, o DURANTE e o DEPOIS. Mas o grande erro está na preocupação somente com o DURANTE, o ato de fazer com que o cliente compre a todo custo quando entra em contato com o vendedor. O DURANTE, na verdade, é uma conseqüência das fases anterior e posterior à venda. Da pré-venda e pós-venda, importantíssimas no dia-a-dia do cliente, mas que geralmente são negligenciadas pelas empresas. O DURANTE só terá sucesso se as outras fases também forem bem-sucedidas. Não adianta querer mudar a regra do jogo. Isso só foi possível no passado remoto, quando o cliente não tinha vez e nem voz e as empresas tinham o domínio total da situação. Agora as coisas mudaram, apesar de muita gente ainda não ter percebido.

É bom lembrar que dificilmente as pessoas voltam a um restaurante, hotel, hospital, lojas de produtos e serviços etc. para externar a sua insatisfação por um mau atendimento ou para reclamar que o vendedor desconhece o produto. Perder seu tempo para quê, se ele tem várias outras opções? E a oportunidade ímpar para se ter conhecimento do que acontece nas relações entre cliente e empresa, sendo um grande fator de diferenciação, é uma boa política de pós-venda. Pode ter certeza, o cliente não dá nada de graça, mas se ele for devidamente reconhecido como pessoa, e não somente como uma fonte de renda e lucro para as empresas, ele terá a satisfação de mostrar o que acontece de bom ou ruim para colaborar com o sucesso daquela empresa que também se preocupa com o sucesso dele.

Portanto, não se deve encarar de modo algum o pós-venda como custo, mas sim como um excelente investimento. Pois o retorno é garantido e chega aumentar consideravelmente o faturamento das empresas, tanto pela manutenção dos clientes antigos como pelo ganho de novos clientes, trazidos pelos bem-sucedidos. Os clientes satisfeitos fazem questão de externar tal satisfação, além de torcerem pelo sucesso das empresas que se preocupam com eles. Acima de tudo, o pós-venda ainda é um forte instrumento de relacionamentos e confiança entre as pessoas. Muitas amizades tiveram início num relacionamento comercial e, às vezes, não tão amistoso no começo. Uma reclamação atendida com rapidez, presteza e eficiência, por exemplo, é uma excelente oportunidade para se conquistar a confiança de um cliente, de fundamental importância no mundo dos negócios. Mesmo nas nossas relações particulares, para que se transformem em grandes amizades e perdurem, não devemos esquecer da importância do servir, sem visar nada em troca, para também sermos servidos voluntariamente. É o nosso pós-venda pessoal para preservarmos as relações saudáveis e vivermos felizes em sociedade. Pensar em sucesso individual não leva a nada, pois o mesmo só ocorre quando outras pessoas também são bem-sucedidas.

Querer conquistar um relacionamento à força, através somente do ato da venda, é impossível. Assim como não se consegue construir uma imagem da noite para o dia, também relacionamentos não são estreitados em curto prazo. É preciso paciência, dedicação, humildade, vontade de servir em todos os momentos, mesmo fora do horário comercial, que é o apego de muitas pessoas. Aí está o diferencial e não no produto e preço como muita gente pensa, perdendo seu tempo brigando somente neste campo. Portanto, um bom programa de pós-venda valoriza o produto ou serviço, enquanto que a inexistência, além de desvalorizá-los, aumenta o custo das empresas com a constante busca de novos clientes para suprir a perda dos que se foram antes de baixarem as portas definitivamente.



 
Referência: gestaodecarreira.com.br
Autor: Antônio P.B. Braga
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :