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Carreira / Emprego - Como manter boas relações no trabalho 

Data: 15/12/2008

 
 

As regras de boas maneiras regem nosso dia-a-dia, inclusive e principalmente no ambiente de trabalho. Sendo assim, os aspectos de comportamento, as normas de conduta, de caráter e de uma boa educação valem também para o escritório ou a fábrica.

Hoje em dia, fala-se muito em "Marketing Pessoal", como se a aparência sozinha resolvesse tudo. Não podemos nos esquecer de que convivemos em sociedade e, mesmo que a sobrevivência esteja difícil, precisamos PRATICAR as boas maneiras. Afinal, todas as espécies animais têm suas regras de comportamento em grupo e não costumam desobedecê-las.

Sem respeito às regras da etiqueta empresarial e social, não há marketing pessoal que resista.

Eis alguns princípios de boa educação que sempre vão abrir portas e facilitar contatos para todos os profissionais:

Pontualidade: é sinônimo de responsabilidade e respeito aos demais. É uma via de mão dupla e cortesia de reis! Ser pontual é terminar uma jornada de trabalho com o dever e tarefas cumpridos.

Saber ouvir: Ouvir é um dom que nem todos possuem. O verdadeiro sábio é aquele que ouve! Quem ouve sempre sai lucrando. "Deus criou o homem com dois ouvidos e uma única boca, pois a sua intenção era que o homem ouvisse mais e falasse menos." A palavra é prata, mas o silêncio é ouro! Ouça mais e fale menos.

Evitar fofocas e picuinhas: São procedimentos negativos que têm como principal motivo a inveja, a intriga e o despeito. Atitudes de pessoas desocupadas e infelizes na vida pessoal e profissional. Contaminam o ambiente e devem ser abolidas. Pense: se alguém fala mal de uma pessoa de seu conhecimento, quem garante que não
estará falando mal de você também?!

Forma de tratamento: Seja atencioso, cordial e gentil. Evite, no trato habitual, expressões ou modismos como: "meu bem", "querida", "meu amor", "minha flor", "gata" ou "gato". Pergunte às pessoas como elas querem ser tratadas: "senhor", "senhora", "senhorita" ou, simplesmente, você.

Organização: Saiba organizar uma reunião, apresentação ou entrevista, preparando sempre, com antecedência, uma pauta.

Cumprimentos: Cumprimente todas as pessoas que encontrar, na chegada e na saída. Não fale de problemas pessoais ou profissionais diante do cliente. "Por favor", "Com licença", "Obrigado(a)" e "Desculpe-me" ainda são frases mágicas que, usadas com freqüência e ditas com cordialidade, abrem as portas de qualquer caverna escura,
trazendo luz ao ambiente. Acredite: boas palavras ajudam a criar uma atmosfera agradável e tornam o ser humano mais humano.



 
Referência: curriculum.com.br
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