As regras de boas maneiras regem nosso dia-a-dia, inclusive e principalmente
no ambiente de trabalho. Sendo assim, os aspectos de comportamento, as normas de
conduta, de caráter e de uma boa educação valem também para o escritório ou a
fábrica.
Hoje em dia, fala-se muito em "Marketing Pessoal", como se a aparência sozinha
resolvesse tudo. Não podemos nos esquecer de que convivemos em sociedade e,
mesmo que a sobrevivência esteja difícil, precisamos PRATICAR as boas maneiras.
Afinal, todas as espécies animais têm suas regras de comportamento em grupo e
não costumam desobedecê-las.
Sem respeito às regras da etiqueta empresarial e social, não há marketing
pessoal que resista.
Eis alguns princípios de boa educação que sempre vão abrir portas e facilitar
contatos para todos os profissionais:
Pontualidade: é sinônimo de responsabilidade e respeito aos demais. É uma
via de mão dupla e cortesia de reis! Ser pontual é terminar uma jornada de
trabalho com o dever e tarefas cumpridos.
Saber ouvir: Ouvir é um dom que nem todos possuem. O verdadeiro sábio é
aquele que ouve! Quem ouve sempre sai lucrando. "Deus criou o homem com dois
ouvidos e uma única boca, pois a sua intenção era que o homem ouvisse mais e
falasse menos." A palavra é prata, mas o silêncio é ouro! Ouça mais e fale
menos.
Evitar fofocas e picuinhas: São procedimentos negativos que têm como
principal motivo a inveja, a intriga e o despeito. Atitudes de pessoas
desocupadas e infelizes na vida pessoal e profissional. Contaminam o ambiente e
devem ser abolidas. Pense: se alguém fala mal de uma pessoa de seu conhecimento,
quem garante que não
estará falando mal de você também?!
Forma de tratamento: Seja atencioso, cordial e gentil. Evite, no trato
habitual, expressões ou modismos como: "meu bem", "querida", "meu amor", "minha
flor", "gata" ou "gato". Pergunte às pessoas como elas querem ser tratadas:
"senhor", "senhora", "senhorita" ou, simplesmente, você.
Organização: Saiba organizar uma reunião, apresentação ou entrevista,
preparando sempre, com antecedência, uma pauta.
Cumprimentos: Cumprimente todas as pessoas que encontrar, na chegada e na
saída. Não fale de problemas pessoais ou profissionais diante do cliente. "Por
favor", "Com licença", "Obrigado(a)" e "Desculpe-me" ainda são frases mágicas
que, usadas com freqüência e ditas com cordialidade, abrem as portas de qualquer
caverna escura,
trazendo luz ao ambiente. Acredite: boas palavras ajudam a criar uma atmosfera
agradável e tornam o ser humano mais humano.