Não há mudança consistente de comportamento sem mudança de atitude.
Esta é uma questão ainda muito pouco entendida pelos profissionais que querem
provocar mudanças no contexto onde atuam.
Boa parte tende a confundir adestramento com treinamento e não dá a devida
prioridade ao processo educacional.
No adestramento, usamos técnicas de condicionamento e conseguimos algumas
mudanças de comportamento, é verdade, mas o resultado é semelhante ao obtido com
animais irracionais.
No treinamento, as técnicas utilizadas têm base na andragogia, que trata da
educação de adultos. Ao contrário da criança, um adulto possui valores e crenças
arraigadas, sedimentadas, que induzem a chamada paralisia de paradigmas.
Posto isso, se quisermos que um adulto mude para valer seus comportamentos, é
imprescindível que seja criada uma situação favorável a reflexões sistemáticas e
consistentes sobre seus credos históricos e sobre sua visão de mundo , fazendo-o
perceber a necessidade de realizar determinadas ações em seu contexto.
Em outras palavras, o adulto precisa ser convidado a aprender a desaprender,
para reaprender e depreender.
Assim, seja um treinamento voltado para o desenvolvimento de novas habilidades
operacionais ou uma intervenção que vise melhorar o clima organizacional, a
premissa é sempre a mesma: é preciso fazer o treinando acreditar que o proposto
no conjunto é melhor que o até então realizado.
Aparentemente simples na aplicação, esta premissa exige excelente formação
técnica e vivencial em processo educacional, bem como uma aprofundada visão
psicológica e sociológica do treinador, sem perder de vista a razão de ser da
organização que representa. Daí a dificuldade de boa parte das empresas de
realizar treinamentos eficazes. Ora é realizado por profissionais incompetentes,
ora deixa de ser realizado por profissionais competentes, que são alijados da
oportunidade da prestação de serviços de treinamento por falta de competência
por parte de alguns compradores.
Estes últimos também não mudarão seus comportamentos caso não revejam seus
credos históricos sobre o que seja realizar um treinamento eficaz.
Lembre-se: comportamento é o que você faz e atitude, o que você acredita.
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